Entrada > Notícias > Projeto do P.PORTO vence 16.º Poliempreende
Publicado em: 14 Outubro 2019

Projeto do P.PORTO vence 16.º Poliempreende

BullyBan, desenvolvido no ISEP, escola de Engenharia do P.PORTO, venceu a final nacional com 21 projetos a concurso

A edição deste ano do Poliempreende, concurso de empreendedorismo promovido pelos politécnicos portugueses que vai na sua 16.ª edição, foi ganha pelo BullyBan, projeto desenvolvido no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) pelo estudante Tiago Santos e pelos docentes Alberto Pereira e Susana Nicola.

O ponto de partida do projeto é o desenvolvimento de uma pulseira de medição de sinais vitais que, associada a um algoritmo de inteligência artificial, permite detetar, de forma não intrusiva, potenciais caso de stress, ansiedade e bullying. Como consequência, as escolas, pais e psicólogo irão ter acesso à monitorização e alertas gerados, podendo facilmente padronizar os diversos tipos de comportamento e os respetivos diagnósticos e tratamentos.

Adicionalmente, os dados recolhidos serão analisados e fornecidos às instituições escolares para possibilitar a medição de sucesso das medidas implementadas no combate a estes problemas.

O projeto concretiza de forma inovadora uma tendência emergente (a utilização de bandas com sensores fisiológicos para resolver problemas psicológicos) demonstrando, de forma inovadora, como a tecnologia pode efetivamente ajudar a minimizar/resolver um problema social grave, como é o caso do bullying.

O segundo lugar foi para a equipa do Politécnico de Leiria, com o projeto CBmeter, e o terceiro lugar premiou o Hydroponic Evolution Farm, projeto do Politécnico da Guarda.

Os prémio monetários eram de 10.000€, para o vencedor, e 5.000€ e 3.000€ para o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Os valores serão destinados para o arranque e implementação efetiva dos projetos.