Entrada > Notícias > Projeto de Voluntariado Europeu leva estudantes à Tunísia
Publicado em: 08 Fevereiro 2022

Projeto de Voluntariado Europeu leva estudantes à Tunísia

Estudantes do P.PORTO participaram num Projeto de Voluntariado Europeu, cofinanciado pelo Corpo Europeu de Solidariedade e coordenado pela Associação MEDesTU

O Corpo Europeu de Solidariedade é a mais recente iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa. O projeto visa contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, apoiar pessoas vulneráveis e dar resposta a desafios sociais. Para tal, reúne jovens interessados em ajudar os outros, em aprender e em desenvolver-se, oferecendo-lhes uma experiência inspiradora e enriquecedora.

Os participantes no Corpo Europeu de Solidariedade podem ser selecionados e convidados a integrar uma vasta gama de projetos relacionados, por exemplo, com a prevenção das catástrofes naturais ou a reconstrução, na sequência de catástrofes deste tipo, a assistência em centros de requerentes de asilo ou a resposta a outras questões sociais a nível da comunidade.

Neste âmbito e com coordenação da Associação MEDesTU, cinco estudantes do Politécnico do Porto participaram deste projeto e usufruíram da oportunidade única de participar num projeto de voluntariado na Tunísia.

"Foi sem dúvida uma mais valia para a minha vida pessoal e profissional" - declara Ana Luísa Alves do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto | ISCAP que esteve em Chott Meriem, uma cidade costeira a norte de Sousse. "Durante o projeto, participei em diversas atividades, desde limpar o lixo nas praias e reutilizá-lo,  compostagem, atividade sobre produção de energia através do lixo, realização de aulas de português para a comunidade local, aulas de árabe, entre muitas outras... No final do projeto tivemos uma conferência sobre o Corpo Europeu de Solidariedade e Erasmus+, providenciada pelos voluntários, onde relatamos a nossa experiência a outros estudantes."

Inês Rodrigues, também do ISCAP, enaltece o caráter acolhedor e quase protetor dos tunisinos. "Tivemos a sorte de visitar uma família tunisina, conhecer a sua cultura, tradições e, claro, a sua gastronomia." Para além das atividades previstas no programa - aulas de árabe, apanha da azeitona ou formação em permacultura -  as estudantes aproveitaram para visitar outras cidades da Tunísia, como Sidi Bou Said, Monastir, Hergla e Tunis.

Para o Corpo Europeu de Solidariedade estes jovens trazem consigo ideias, convicções e expectativas, aderindo aos valores da solidariedade, do respeito pela dignidade humana e pelos direitos humanos, na promoção uma sociedade justa e equitativa, onde prevaleça o pluralismo, a não discriminação, a tolerância, a justiça, a solidariedade e a igualdade.