Entrada > Notícias > Projeto de investigação em formato blogue
Publicado em: 04 Dezembro 2018

Projeto de investigação em formato blogue

Primeiros Anos.pt é um projeto integrado no Erasmus+ da responsabilidade da ESE, escola de Educação do Politécnico do Porto, em parceria com a ISCTE e a ESE do Politécnico de Lisboa

O blogue PrimeirosAnos.pt apresenta-se como uma plataforma de reflexão e divulgação, destinado a profissionais de educação de infância e a outras pessoas interessadas em práticas inclusivas em contexto de creche e jardim de infância.

O projeto é uma parceria da Escola Superior de Educação (ESE), do Centro de Investigação e Intervenção Social do Instituto Universitário de Lisboa (CIS-IUL), da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa, integrado no projeto Europeu BECERID - Blogue como plataforma de aprendizagem em Educação de Infância: Investigação e Inovação para apoiar a inclusão e a diversidade.

A prioridade desta equipa é abordar tópicos relacionados com a qualidade pedagógica, a valorização da diversidade, a promoção do desenvolvimento e a inclusão de crianças em situação de fragilidade, por exemplo incapacidades várias, meios socioeconómicos desfavorecidos e/ou crianças imigrantes ou provenientes de minorias étnicas.

Embora existam muitas evidências empíricas sobre o que funciona em educação de infância, nem sempre estas evidências são adotadas nas creches e nos jardins de infância. O blogue pretende assim facilitar o acesso aos resultados da investigação científica, tornando-a mais próxima e estimulante.

É também um convite para refletir em conjunto sobre qualidade, inclusão e diversidade.

PrimeirosAnos