Entrada > Notícias > Projeto apoiado pela Startup Porto vence prémio nacional
Publicado em: 21 Outubro 2022

Projeto apoiado pela Startup Porto vence prémio nacional

Warn Driver foi o grande vencedor da 18.ª edição do Poliempreende 2022

Imagine que o seu carro tem um problema não detetado imediatamente: desde uma simples janela aberta, um estacionamento irregular, um vidro partido ou um pneu furado.

A Warn Driver, projeto inovador, incubado e apoiado pela Startup Porto, é uma tecnologia baseada em QR code que permite que qualquer pessoa contacte o proprietário de uma viatura para o alertar para qualquer uma destas situações "em tempo real e sem cruzamento de dados pessoais", refere um dos promotores do projeto, Ricardo Carvalho.

"É um sistema simples, que não exige qualquer aplicativo", explica o estudante da Pós-Graduação em Criação e Desenvolvimento de Negócios do ISCAP, referindo que "o QR code pode ser colocado no para-brisas do carro e, através de um simples scan, emite um alerta imediato ao proprietário. Qualquer pessoa pode usar este serviço de alerta, de forma gratuita e sem necessidade de instalar nada ou criar uma conta. Tudo demora menos de 15 segundos."

No dia 15 de setembro, o projeto Warn Driver recebeu o Prémio Poliempreende 2022, a maior rede no panorama do empreendedorismo nacional no ensino superior politécnico. Esta rede promove a cultura empreendedora, motivando o desenvolvimento da criatividade, das ideias inovadoras e valorizando o conhecimento gerado, junto de todos os que participam no concurso de ideias e planos de negócios.

A Startup Porto é uma unidade de apoio ao empreendedorismo e inovação do Politécnico do Porto, alocado no Porto Research, Technology & Innovation Center (PORTIC) que visa fomentar o surgimento e desenvolvimento de uma nova geração de empresas, promovendo programas de incubação, de apoio ao empreendedorismo e à transferência de tecnologia e conhecimento.

Como base de recrutamento, a Startup Porto tem dois focos: um interno,muito centrado na Comunidade do P.PORTO; e outro externo, com o intuito de impulsionar ideias de negócio focados no potencial da região Norte. 

A Warn Driver ainda não está presente no mercado (prevê-se que chegue ao mercado em 2023). No entanto, já é possível registar-se na newsletter, através do site, para saber novidades sobre a data de lançamento.

Combined Shape

Navigation