Entrada > Notícias > Prémio Pina Manique para Alumni P.PORTO
Publicado em: 24 Novembro 2020

Prémio Pina Manique para Alumni P.PORTO

Academia Portuguesa de História distinguiu dissertação de mestrado de João Paulo de Jesus Martins Luz

A Academia Portuguesa de História atribuiu o Prémio Pina Manique 2020 à dissertação de mestrado "O Porto de Jano. Uma Cidade de Duas Caras, o Porto entre Liberais e Miguelistas", da autoria de João Paulo de Jesus Martins Luz, defendida, no ano passado, na Escola Superior de Educação (ESE) para obtenção do título de mestre em Património, Artes e Turismo Cultural (com orientação do docente Sérgio Veludo).

Partindo das questões "Porto, uma cidade Liberal? Quantos de nós já ouvimos esta expressão? Uma expressão fundada em mitos, conceções de uma historiografia cristalizada no tempo ou uma realidade?", o alumni da ESE, escola de Educação do P.PORTO, faz o levantamento das personalidades portuenses que se colocaram, entre 1818 e 1833 (ano em que termina o Cerco do Porto), do lado liberal de D.Pedro ou absolutista de D.Miguel, aprofundando esses 15 anos que mudaram, para sempre, a cidade e o país. A essa dicotomia ideológica faz o autor referência com a inclusão de Jano, deus romano de duas caras, no título da tese.

O Prémio Pina Manique distingue, anualmente, teses de mestrado e doutoramento na área da História e tem o mecenato de Maria de Lurdes Pina Manique, docente aposentada do Politécnico do Porto.

LISTA DE PREMIADOS