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Publicado em: 28 Abril 2021

P.PORTO exporta modelo pedagógico para o Brasil

Centro de I&D do Politécnico do Porto começa, em breve, curso para formar educadores e professores de primeiro ciclo brasileiros segundo modelos de alfabetização já testados em Portugal

No âmbito do protocolo que o Politécnico do Porto tem firmado com o Ministério de Educação do Brasil, o Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL) — centro de I&D afeto à Escola Superior de Saúde (ESS) — irá fornecer um curso aos professores do ensino básico daquele país.

Esta formação será online, em função do contexto pandémico que vivemos, pelo que o número de docentes participantes será significativo.

A apresentação pública deste curso, com o nome "Alfabetização Baseada na Ciência" (ABC), acontece no dia 30 de novembro, também de forma virtual, e terá como participantes o Ministro da Educação do Brasil, o Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Secretário de Estado da Alfabetização do Brasil; além do próprio CiiL e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP, instituição também parceira.

Ana Sucena, Ana Filipa Silva, Maria José Mata e Cristina Garrido, investigadoras do CiiL, vêem com natural entusiasmo a possibilidade dos programas desenhados e testados em contexto nacional atravessarem agora o Atlântico.

"O objetivo de promover o sucesso desde o início da aprendizagem da leitura baseia-se no conhecimento inequívoco de que muitos percursos de dificuldades de aprendizagem podem ser evitados se a criança experimentar sucesso ao início da aprendizagem", defendem, garantido ainda que têm como expectativa que esta formação "venha a ser um contributo para a ação no terreno de educadores e professores, na tarefa decisiva a cada indivíduo e à Humanidade (a que aspiramos), de educação".

É objetivo do CiiL — originalmente uma parceria entre o Politécnico do Porto, a Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Educação de Portugal — desenvolver e partilhar instrumentos de avaliação e intervenção, com base científica, dirigidos a crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura.

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