Entrada > Notícias > Politécnico do Porto recebe 26 estudantes dos Institutos Federais do Brasil
Publicado em: 21 Março 2018

Politécnico do Porto recebe 26 estudantes dos Institutos Federais do Brasil

A integração de estudantes em centros de investigação P.PORTO é uma das atividades previstas no Memorando de Entendimento entre o Politécnico do Porto e o Ministério da Educação do Brasil.

O acordo celebrado entre o P.PORTO e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é dos mais antigos. O P.PORTO acolheu, neste âmbito, mais de 130 estudantes através de um programa promovido pela Reitoria do IFSC, designado Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (PROPICIE), considerado como um caso de sucesso no Ensino Superior do Brasil.

O objetivo é a realização de estágios de estudantes em centros e projetos de investigação. Neste semestre recebemos 19 estudantes dos vários campus do IFSC. Os projetos têm sido desenvolvidos em áreas tão diversas como as da Energia, Qualidade Alimentar e Ambiental, Turismo e Património, Inteligência Artificial, Laboratórios Remotos, Tecnologias Assistivas, Dispositivos para a Saúde e Imagem Médica.

A integração tem sido realizada em diversos grupos de pesquisa, tais como o Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), o Grupo de Investigação em Engenharia e  Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento (GECAD), Graphics Interaction Learning Technologies (GILT) e o Grupo de Reação de Análises Químicas (GRAQ) do Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Centro de Investigação em Reabilitação (CIR) da Escola Superior de Saúde e a Porto Design Factory (PDF).

Esta é a terceira vez que o P.PORTO recebe estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Este semestre o IFMG enviou sete estudantes, com propostas de projetos nas áreas da Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Informática, Eletrónica, Robótica e na área de Empreendedorismo. Os estudantes estão sob supervisão de vários docentes do ISEP e da PDF.

A integração de estudantes em centros de investigação do P.PORTO é uma das atividades previstas no Memorando de Entendimento entre o Politécnico do Porto e o Ministério da Educação do Brasil. O apoio concedido a estes estudantes é feito pelo IFMG e IFSC mediante a concessão de bolsas de viagem e estadia.