Entrada > Notícias > P.PRAÇA inaugurado com presença de Ministro
Publicado em: 09 Fevereiro 2021

P.PRAÇA inaugurado com presença de Ministro

“Em boa-hora o Politécnico lançou este projeto” – afirmou Manuel Heitor durante a cerimónia de inauguração do espaço P.PRAÇA

Realizou-se no dia 8 de janeiro a inauguração do projeto P.PRAÇA, uma área de restauração, aberta 24 horas por dia, que é também um espaço transversal de convívio, estudo e cultura. A cerimónia teve  lugar nas duas escolas que acolhem o espaço, a Escola Superior de Educação | ESE e no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto | ISCAP e contou com a presença do ministro Manuel Heitor, com a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e com o Administrador dos Serviços de Ação Social do P.PORTO, Ivo Costa Santos, que aproveitou o momento para apresentar o Plano Alimentar 2020.

O Presidente do Politécnico do Porto, João Rocha, enquadra o P.PRAÇA no âmbito de um programa mais alargado de requalificação das infraestruturas das escolas, um projeto de investimento que ronda os 27 milhões de euros.

“Este é um projeto muito ambicioso, que está agora a iniciar e que pretende, não só dotar as escolas de instalações adequadas para o processo de ensino e investigação, mas também, depois de um período de afastamento, desejamos criar condições para que os estudantes se sintam bem-recebidos”.

Manuel Heitor reconhece neste projeto uma orientação para o futuro das instituições do Ensino Superior. “Os espaços de encontro e a interação entre pessoas são uma componente intrínseca à educação, mesmo que não formalmente explicita nos curricula.” O ministro assinala que são estas iniciativas que fazem parte do que é educar, criar valores, ao mesmo tempo que se estimula a interação e a convivência."Este conceito" - afirma -  "é aplicado nas Instituições de Ensino Superior (IES) mais modernas, em que os espaços de alimentação, articulam-se com a cultura, o estudo ou a simples interação.”

“Agradeço a visão e espero que esta ideia se propague por todas as instituições de ensino superior”, conclui.

O ministro acrescenta ainda a importância de um projeto que é financiado por receitas próprias do P.PORTO. “AS IES tem autonomia para gerir e gerar as receitas e é muito gratificante verificar que parte destas receitas são para projetos de interesse público. O P.PRAÇA é particularmente importante e deve ser reconhecido como tal.”

Também a Presidente da CM de Matosinhos congratula-se  com esta mais recente iniciativa do Politécnico do Porto, “um ato simbólico num momento difícil”, asseverando a sólida ligação entre a autarquia e a instituição para “pensar o futuro, em conjunto”.