Entrada > Notícias > P.PORTO fundador da Associação i3S
Publicado em: 02 Janeiro 2020

P.PORTO fundador da Associação i3S

A cerimónia de constituição da Associação i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Realizou-se, no dia 20 de dezembro, a cerimónia de constituição da Associação i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde. A escritura de constituição da associação teve a presença do Presidente do Politécnico do Porto, João Rocha, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e  António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto, entre outros.

Para o diretor do i3S, Mário Barbosa, o instituto, que começou como um centro de investigação de excelência na área das Ciências da Saúde, encontrou agora os pressupostos e recursos para desenvolver uma nova etapa: a constituição de uma entidade i3S. "O final de 2019 foi a meta estabelecida para a criação desta entidade, meta que é agora cumprida com a formalização da Associação i3S", afirma, esclarecendo que os estatutos desta associação irão permitir uma gestão mais integrada do i3S, "com uma maior otimização de recursos, mas mantendo, no essencial, a estrutura científica que foi construída coletivamente desde a criação da unidade de investigação".

Claudio Sunkel, coordenador e investigador do laboratório Cell Division and Genomic Stability do i3S, acrescenta em detalhe esta mudança de estatutos: "Mais do que um conjunto de normas, são a constituição formal de uma nova instituição de investigação no panorama português e internacional. O passo que hoje estamos a assumir é o primeiro para uma verdadeira fusão, para conseguirmos uma instituição com gestão única e integrada, para a qual os recursos das anteriores irão transitar."

Para o Politécnico do Porto este é mais um passo vigoroso na linha mestra da investigação realizada, do impacto profundo desta na sociedade, sobretudo na área das Ciências da Saúde.