Entrada > Notícias > P.PORTO e CCISP recebidos na Câmara de Paris
Publicado em: 10 Dezembro 2021

P.PORTO e CCISP recebidos na Câmara de Paris

A visita realizou-se no dia 27 de novembro, no âmbito da Missão Paris, organizada pelo CCISP

Na sequência da presença do Politécnico do Porto no Salon Partir Étudier à l’Étranger de Paris, a comitiva do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), do qual o Politécnico do Porto faz parte, foi recebida no Hotel de Ville, pelo vereador da Câmara Municipal de Paris, responsável pela pasta da Europa, Hermano Sanches Ruivo.

A visita contou também com a presença de representantes da Agência Nacional Erasmus+ e do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior na Direção Geral do Ensino Superior, na companhia da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira. O Politécnico do Porto esteve representado pela Vice-Presidente, Cristina Pinto da Silva.

O vereador congratulou-se por este momento, frisando como "as cooperações podem ser mais consequentes a bem de ambos os países". Num ano em que Portugal assumiu o estatuto de “país de honra”, o Salon Partir Étudier à L’Étranger contou com a presença de representantes oficiais da tutelao Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, e o Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira.

Este evento que se realiza anualmente, desde 2010, no Parque de Exposições de Paris Porte de Versailles, destina-se a promover junto dos estudantes franceses as instituições de ensino estrangeiras vocacionadas para receber estudantes internacionais. No ano de 2019 estima-se que tenham passado pelo Salon cerca de 12 mil visitantes, num evento que se assume como um ponto de encontro essencial para os alunos franceses do ensino secundário que estão a ponderar a orientação no que concerne à sua carreira profissional.

Ministro da Educação francês apoia desenvolvimento da língua portuguesa

O ministro francês da Educação, Jean-Michel Blanquer, visitou, no dia 26 de novembro, o espaço dedicado a Portugal no salão, qualificando a língua portuguesa como “magnífica” e prometendo apoiar o seu desenvolvimento em França. O governante definiu a constituição de um Conselho Superior das Línguas em França que terá como missão melhorar a aprendizagem de línguas em França e o português será uma das línguas visadas.

“Temos um plano a longo prazo para constituir um Conselho Superior das Línguas e estamos atentos ao desenvolvimento de certas línguas em França e a língua portuguesa faz parte desses esforços”, garantiu o ministro durante a visita. Jean-Michel Blanquer afirmou também que o português é "uma língua do futuro no século XXI, que a França encoraja fortemente".

"O português é uma língua muito importante em França porque Portugal é importante para a França, há muitos portugueses em França e muitos franceses de origem portuguesa", sublinhou o ministro.