Entrada > Notícias > P.PORTO assume investigação como estratégia para a internacionalização
Publicado em: 13 Setembro 2018

P.PORTO assume investigação como estratégia para a internacionalização

O Politécnico do Porto encontra-se entre as três Instituições de Ensino Superior portuguesas que lideram mais projetos de investigação em Capacity Building

O Politécnico do Porto (P.PORTO) assume a responsabilidade de ser uma das maiores Instituições de Ensino Superior a nível nacional, quer em número de estudantes, quer em número de mobilidades, quer em número de projetos no âmbito do Erasmus+.

O eixo programático para a internacionalização, articulada com a investigação e inovação é uma das grandes apostas desta presidência.

Neste domínio, tem-se vindo a desenvolver novas estratégias de liderança em projetos especiais do Erasmus+, aumentando o número de projetos de investigação que se traduzem em cooperações com outras entidades congéneres, dentro e fora do espaço europeu.

José Carlos Quadrado, Pró-Presidente para a internacionalização sublinha como exemplo destes domínios de excelência os projetos liderados pelo P.PORTO em capacity building, projetos estes que se concretizam em financiamentos consideráveis e colaborações cruciais com Instituições de Ensino Superior internacionais.

Dos 874 projetos Erasmus+ Key Action 2 (capacity building in the field of higher education) submetidos (e elegíveis), apenas 147 foram financiados e destes apenas três projetos liderados por instituições portuguesas: Politécnico do Porto, Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra.

Destaca-se o projeto EngineeriNg educoTors pEdagogical tRaining / ENTER, liderado pelo P.PORTO em parceria com a Rússia e o Cazaquistão, conseguida na região 4, a mais competitiva das regiões. Este projeto apresenta um financiamento de 868.768 euros.

"O Politécnico do Porto", frisa o Pró-Presidente, “é a instituição portuguesa que sistematicamente, todos os anos, tem um projeto aprovado que lidera”.

E esta é uma estratégia a continuar.