Entrada > Notícias > A Editora P.PORTO assinala o Dia Mundial do Livro

A Editora P.PORTO assinala o Dia Mundial do Livro

Presidência

O Politécnico do Porto associa-se, dia 30 de abril, a esta celebração com uma exposição conjunta a todas as escolas


No dia 23 de abril celebra-se O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, uma ocasião importante para realizar e promover iniciativas que incentivem hábitos de leitura.

A propósito deste dia dedicado aos livros, à leitura e aos leitores o Politécnico do Porto convida, no dia 30 de abril, a consultar a nossa produção editorial, patente numa exposição simultânea que decorre em todas as Escolas do Politécnico. Do campus do Porto a Felgueiras, passando pelo campus de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, as Editoras Politema e Polifonia vão estar numa breve "digressão" e esta é uma oportunidade para conhecer melhor um portefólio transversal, com contribuições de todas as áreas científicas do Politécnico do Porto.

A produção e difusão cultural constituem um vértice capital no eixo de atividades do Politécnico do Porto e esta iniciativa confirma, não só a vontade de divulgar a nossa atividade editorial, mas sobretudo de celebrar o prazer da leitura e o respeito pelos livros e o seus autores, num investimento que se pretende cada vez sustentado na formação de públicos leitores. 

Na editora Politema é possível encontrar publicações dedicadas às Artes Performativas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Economia e Gestão, Educação, Engenharia e Tecnologia, História e Sociedade e Literatura. Todos juntos formam uma importante componente da produção cultural da Instituição, abrangendo o público geral e outros mais especializados. Paralelamente, a Polifonia, a editora discográfica/vídeo do P.PORTO, cumpre a mesma missão no lançamento em formato CD e DVD de música exclusivamente portuguesa, documentários e outros exemplos de autores portugueses.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor foi instituído pela Unesco em 1995 e, como se descreve no site da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, “pretende promover o livro, os autores, os ilustradores e os editores". Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em abril de 1616, ou Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo, nascidos neste mesmo dia.

O catálogo e informações detalhadas sobre cada uma das publicações incluídas pode ser consultado aqui.

Visite-nos e, porque não, enriqueça a sua biblioteca e leve um livro para casa.

Autor

CCIC | P.PORTO

Partilhar