Entrada > Notícias > P.PORTO assina acordos com duas instituições de ensino brasileiras
Publicado em: 27 Maio 2016

P.PORTO assina acordos com duas instituições de ensino brasileiras

Parcerias agora firmadas potenciarão, no próximo ano letivo, a vinda para o Politécnico do Porto de mais 110 alunos.

O P.PORTO assinou acordos com o Instituto Federal Farroupilha e com o Instituto Federal de Mato Grosso. No primeiro caso, para a capacitação de 50 funcionários não docentes em mestrados da Escola Superior de Educação; para a capacitação de 30 funcionários não docentes em mestrados do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, no segundo.

O Politécnico do Porto e o Instituto Federal Farroupilha (IFFarroupilha) assinaram na sede do Conselho de Reitores dos Institutos Federais do Brasil (CONIF), em Brasília, um acordo com vista à formação de funcionários não docentes do IFFarroupilha no âmbito de mestrados lecionados no P.PORTO. Ainda em 2016, o IFFarroupilha irá apoiar 50 dos seus servidores a realizarem mestrados nas áreas da Administração de Organizações Educativas e da Formação de Adultos, ambos na Escola Superior de Educação do P.PORTO. O IFFarroupilha situa-se no Rio Grande do Sul, estando a reitoria na cidade de Santa Maria. A aposta na capacitação dos funcionários não docentes é uma das prioridades do instituto. O P.PORTO é a instituição politécnica de Portugal com mais estudantes abrangidos pelo estatuto de estudante internacional, num total de 206 estudantes no corrente ano letivo, aos quais acrescem mais 760 ao abrigo de programas como o ERASMUS+ ou outros acordos de cooperação. Destes 206 estudantes ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional há 144 vindos do Brasil, seguindo-se Angola e Índia com cerca de duas dezenas de estudantes. O Brasil é o país com mais estudantes estrangeiros no P.PORTO.

Paralelamente, o acordo com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foi assinado também na sede do Conselho de Reitores dos Institutos Federais do Brasil (CONIF). Permitirá a formação de funcionários não docentes do IFMT no âmbito de mestrados lecionados no P.PORTO nas áreas de Assessoria de Administração e de Contabilidade e Finanças. O IFMT irá apoiar 30 dos seus servidores a realizarem mestrados nas respetivas áreas em turmas partilhadas que envolverão mais 30 funcionários do Instituto Federal de Goiás, ambos no Instituto Superior de Contabilidade e Administração. Já anteriormente o Instituto Federal do Triângulo Mineiro apoiou 81 dos seus funcionários em três mestrados do P.PORTO (Assessoria de Administração, Empreendedorismo e Internacionalização e Administração de Organizações Educativas — este último contando também com cinco funcionários do Instituto Federal Sul Rio-Grandense).