Entrada > Notícias > P.PORTO acolhe workshop Géant CloudService
Publicado em: 19 Novembro 2019

P.PORTO acolhe workshop Géant CloudService

O workshop, coordenado pela FCCN, decorre dia 19 de novembro na Sala de Atos dos Serviços Comuns do Politécnico do Porto

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), coordenadora nacional do programa europeu Géant CloudService, e a Amazon Web Services (AWS) promovem, dia 19 de novembro, o Workshop Géant CloudService.

A formação realiza-se na Sala de Atos dos Serviços Comuns do Politécnico do Porto, o dia inteiro e terá a presença e participação de especialistas da AWS – Amazon Web Services.

Para além de abordar o programa Cloud GÉANT IaaS, o evento incidirá em temáticas ligadas aos fundamentos e infraestruturas globais Cloud, questões de armazenamento, segurança e rede, bem como visões sobre a computação HPC, Arquiteturas de dados, analytics, entre outros.

rede GÉANT é uma infraestrutura de comunicações pan-europeia através da qual são disponibilizados serviços avançados às redes nacionais de investigação e ensino dos países europeus, respectivas instituições de ensino superior e unidades de investigação.

A ligação à rede GÉANT é por isso um elemento determinante da integração da comunidade científica nacional com as suas congéneres europeias e de outras regiões do mundo, através de serviços que suportam as mais elevadas exigências. Um dos serviços disponibilizados é precisamente o projeto GÉANT Cloud que, mediante do Acordo Quadro Europeu de serviços Cloud IaaS para as redes académicas nacionais, garante condições especiais de acesso às entidades aderentes. 

São várias as instituições portuguesas que já aderiram a este acordo que disponibiliza serviços cloud da Amazon (Sparkle) e Microsoft (Axians e Atea), bem como soluções próprias (CloudSigma e Interoute). 

Combined Shape

Navigation