Entrada > Notícias > ISCAP promove rotas pelos graffitis e street art do Porto
Publicado em: 26 Junho 2018

ISCAP promove rotas pelos graffitis e street art do Porto

O projeto StreetArtCEI, coordenado pelo CEI da escola de Ciências Empresariais do P.PORTO, oferece oito propostas de trajetos informais

No Centro de Estudos Interculturais (CEI) do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, os estudos interculturais são sinónimo de movimento, comunicação, encontro entre culturas. O nosso objetivo é discutir as consequências pragmáticas desse encontro na academia e na sociedade. A viagem intercultural contemporânea é uma jornada global, uma circunavegação à velocidade das novas tecnologias, e este conceito de interculturalidade sustenta todas as partidas e regressos, toda a emissão e recepção de informação implícita na comunicação, na diversidade e no trânsito que o intercultural sugere.

Cientes deste desafio, o CEI lançou o projeto StreetArtCEI, nascido na sequência da sua participação no projeto TheRoute, liderado pelo P.PORTO. Inicialmente, o trabalho de campo nas ruas do Porto e norte de Portugal visou a criação de roteiros inspirados pelas páginas dos escritores que aí situaram as suas narrativas. Mas os investigadores do CEI foram despertando para outras narrativas visuais e polícromas, também inscritas na cidade.

A equipa encetou então um projeto paralelo motivado pela descoberta da arte imprevista e anónima nos muros da cidade. Convocando as ferramentas conceptuais dos estudos interculturais, o projeto StreetArtCEI definiu-se enquanto spin-off do projeto TheRoute, com o objectivo de esbater ainda mais as já de si ténues fronteiras entre culturas dominantes e marginais, suas práticas, símbolos e manifestações estéticas no espaço aberto, movediço e sempre efémero da cidade.

Nas rotas disponíveis podemos ver obras de graffiti e street art de qualidade e impacto visual, de fácil acessibilidade para o cidadão comum, em locais inesperados, irreverentes e não sancionadas pelas autoridades, nem ratificadas e comissariadas por instituições, em artérias normalmente transitáveis da cidade e arredores. As obras foram selecionadas pela sua visibilidade e qualidade estética e pela sua inclusão num padrão de recorrência geográfica ao longo de percursos facilmente realizáveis, independentemente do reconhecimento público ou do anonimato do autor.

Neste momento, o StreetArtCEI disponibiliza oito propostas de trajetos a serem realizados, truncados, reinventados, subvertidos ou esquecidos, em liberdade e sem qualquer vínculo ou garantia, porque a obra que hoje surgiu algures na cidade pode já lá não estar amanhã: Rota da Senhora da Hora, Rota da Trindade, Rota de Matosinhos, Rota de São Bento, Rota de São Mamede Infesta/Maia, Rota de Vila do Conde, Rota do Bolhão e Rota do Marquês. Estão ainda a ser construídas as rotas da Constituição, Boavista e Porto Oriental.

Os percursos de StreetArtCEI propõem uma busca pela arte oculta nos recantos urbanos e orientam uma corrida contra o tempo que lava a tinta. Do conhecimento — criado ou partilhado — nasce o privilégio de saber encontrar nos percursos do quotidiano a arte criada onde e quando o artista esquivo assim o entendeu.