Entrada > Notícias > O Conselho Geral P.PORTO já tomou posse
Publicado em: 06 Junho 2017

O Conselho Geral P.PORTO já tomou posse

Decorreu hoje, dia 5 de junho, a tomada de posse do Conselho Geral do Politécnico do Porto.

Na sequência das eleições de 4 de abril, tomaram hoje posse os membros eleitos para o Conselho Geral 2017-2020. Nos termos do n.º 1 do artigo 9 dos Estatutos do P.PORTO, o Conselho Geral inclui na sua composição dezoito representantes dos professores e investigadores, seis representantes dos estudantes e um representante dos funcionários não docentes e não investigadores.

Manuela de Melo, Presidente do Conselho Geral cessante, congratulou os presentes e sublinhou a importância estratégica e fundamental do papel de cada um para o interesse geral da instituição.

A tomada de posse decorreu formalmente na Sala de Atos dos Serviços da Presidência do Politécnico do Porto, onde cada um dos membros eleitos realizou a leitura do termo de posse, onde se afirma solenemente cumprir as funções confiadas em respeito “com os deveres que decorrem da constituição e da lei”.

Recorde-se que o Conselho Geral é o órgão colegial máximo do Politécnico do Porto, tendo competências tão importantes como a eleição do Presidente do P.PORTO, a aprovação de alterações dos Estatutos, ou a designação do Provedor do Estudante.

No Politécnico do Porto, o Conselho Geral é constituído por 25 membros, aos quais se juntam dez personalidades externas à instituição, cooptadas pelos membros eleitos.

Logo após a tomada de posse, a Presidente do Conselho Geral convoca os membros eleitos para uma reunião com o seguinte ponto único da ordem do dia: “Cooptação das Personalidades Externas previstas no n.º 1 do art.º 9.º dos Estatutos”.

As personalidades externas são cooptadas, em votação uninominal, pelos membros eleitos, por maioria absoluta, com base em propostas fundamentadas subscritas por, pelo menos, um terço daqueles membros. Após deliberação cabe à Presidente notificar as referidas personalidades, solicitando a aceitação do cargo.

Dia 9 de junho, depois de verificada a aceitação por parte de todas as personalidades cooptadas, estas tomarão posse em reunião de Conselho Geral.