Entrada > Notícias > MAD Summer School 2019
Publicado em: 09 Agosto 2019

MAD Summer School 2019

Terminou a segunda edição da MAD Summer School, um evento organizado pela ESMAD, escola de Media e Design do Politécnico do Porto

Durante uma semana, de 10 a 20 de julho, realizou-se a MAD Summer School, um evento internacional destinado a apresentar o portefólio formativo da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto. Durante cinco dias, a MAD Summer School revelou de forma inovadora e interativa a intensa oferta curricular da escola.

Ao todo foram realizados cinco workshops e dois dias de talks de várias áreas, desde Cinema, Fotografia, Design, Multimedia e Web Development. Uma oportunidade única de usufruir de workshops e masterclasses com profissionais de prestígio assim como exposições, projeções de filmes e concertos. As cidades de Vila do Conde e Póvoa de Varzim foram, mais uma vez, o palco de excelência para troca e partilha, num ambiente estimulante à formação, experiência e partilha de conhecimento.

Entre vários nomes consagrados, a MAD Summer School contou com a presença do fotógrafo holandês Erik Kessels, cujo percurso, de mais de 20 anos dedicados à fotografia vernacular e amadora foi objeto de um workshop designado Visual Storytelling. Para Erik Kessel não basta expôr ou mostrar fotografias, retratos ou paisagens: "importa muito a história que está por trás, a própria paixão que colocamos numa imagem". Para o fotógrafo Portugal revelou-se como um espaço perfeito, "de autenticidade e abertura ao desenvolvimento de novas ideias, quebrar barreiras e inovar". Para além do workshop, o autor apresentou um summer talk no Centro Português de Fotografia (CPF) dedicada às suas últimas publicações, onde também foi debatido e analisado  o papel das imagens na atualidade nas suas múltiplas perspetivas, ultrapassando a ideia do seu simples consumo.

Mas não é só de fotografia que vive a MAD Summer School. A área da multimédia contou com a presença do holandês David Kousemaker, artista interativo e designer. No cinema, Cormac Deane, Jorge Campos, Nigel Orrilard e Nuno Rocha dinamizaram sessões dedicadas ao tema Visions for Tomorrow e  os designers Sérgio Alves, André Cruz e João Castro realizaram uma intervenção colectiva na cidade de Vila do Conde sob o tema Under the Sea, entre muitas outras propostas, presenças e iniciativas.

Foram dias de "sol, mar e muitas ideias frescas" numa das escolas de verão mais inovadoras!