Entrada > Notícias > Licenciatura em SIG é vista pelos empresários como uma mais-valia para as suas empresas
Publicado em: 27 Maio 2016

Diplomados de Sistemas de Informação para a Gestão serão o apoio dos empresários no processo de internacionalização.

Debater o papel dos Sistemas de Informação no apoio aos processos de gestão e internacionalização, numa perspetiva global e do ponto de vista empresarial, foi o propósito da realização deste segundo evento preparatório designado Footwear Industry: Going Out on Tech organizado pelos estudantes da Licenciatura em Sistemas de Informação para a Gestão (LSIG), que ocorreu no passado dia 17 de maio.

Este evento está enquadrado na unidade curricular Seminário em Sistemas de Informação e Competências de Comunicação, na qual os estudantes deram continuidade ao conjunto de eventos Best Shoes Cases, anteriormente iniciado com o primeiro evento Low Tech PME e Internacionalização: Desafios e Estratégias.

O segundo evento, designado Footwear Industry: Going Out on Tech, teve como objetivo principal a apresentação e discussão dos conceitos de colaboração e do papel dos Sistemas de Informação, no apoio aos processos de internacionalização das empresas do setor do calçado.

Este evento contou com a participação do engenheiro Eric Costa em representação do INESC TEC, que se pronunciou sobre o papel dos Sistemas de Informação no apoio aos processos de Gestão e Internacionalização, focando nos aspetos positivos e negativos, assim como da utilização das plataformas colaborativas. Numa perspectiva mais empresarial, Jorge Fernandes da Savana Calçados SA deu a conhecer o processo de compra e venda e o papel dos sistemas de informação do ponto de vista empresarial, com a apresentação de casos reais. Este painel teve  como moderador Paulo Dinis do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa.

O evento encerrou, com a discussão das dificuldades que as empresas Low Tech enfrentam ao nível da internacionalização e das plataformas de cooperação, projetando algumas ideias sobre o papel que os estudantes de LSIG como futuros-profissionais poderão ter no apoio aos processos de internacionalização.

Estes dois eventos que decorreram, antecedem o evento final, o seminário Footwear Industry Cooperation que se realizará a 8 de junho.