Entrada > Notícias > ESMAE recebe encontro internacional de piano
Publicado em: 21 Outubro 2019

ESMAE recebe encontro internacional de piano

O Teatro Helena Sá e Costa da ESMAE, escola de Artes do P.PORTO, recebe, de 12 a 14 de dezembro, a quarta edição do encontro internacional

A edição 2019 do Encontro Internacional de Piano Contemporâneo vai acontecer, no próximo mês de dezembro, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).

Iniciado em 2016, no âmbito do programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Brasil, o encontro tem como objetivo promover a partilha e o debate sobre pesquisas e atividades artísticas relacionadas com a música contemporânea para piano.

A quarta edição, junta durante três dias artistas, compositores e musicólogos experientes, além de músicos e investigadores mais jovens, proporcionando um fórum de discussão do repertório pianístico contemporâneo, nas perspetivas da criação, performance e musicologia.

Para além de um vasto leque de práticas performativas e de temas de investigação sobre as composições para (ou com) piano dos últimos 50 anos até aos nossos dias, esta edição terá particular ênfase no compositor português João Pedro Oliveira (1959), por ocasião do seu sexagésimo aniversário. Concertos, workshops e mesas redondas permitirão destacar as várias facetas da sua criação, e o impacto nos meios musicais português e brasileiro deste docente da UFMG e da Universidade de Aveiro.