Entrada > Notícias > ISCAP forma parceria com o Google Cultural Institute
Publicado em: 30 Outubro 2017

ISCAP forma parceria com o Google Cultural Institute

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, através do seu Centro de Estudos Interculturais (CEI) e do Mestrado em Intercultural Studies for Business (MISB), assinou recentemente um contrato de parceria com o Google Cultural Institute.

O Google Cultural Institute é uma iniciativa da Google que tem por missão "tornar acessível o património cultural mundial, preservando a arte digital, educando e inspirando gerações futuras". O Google Cultural Institute integra a plataforma digital Google Arts & Culture, onde se exibem imagens de alta resolução de obras de arte de mais de 40 países; e o projecto World of Wonders, que apresenta recriações em três dimensões do património mundial e exposições em parceria com museus e instituições de todo o mundo.

Os números são impressionantes: o Google Arts & Culture apoia atualmente mais de 700 instituições culturais de mais de 60 países, 60.000 obras de arte originais digitalizadas em alta resolução, sete milhões de arquivos, mais de 1000 captações de imagens de Street View e mais de 1100 exposições com a curadoria de especialistas, sob uma experiência conjunta. O Google Arts & Culture tem sido amplamente reconhecido como um importante fator para permitir que as instituições culturais compartilhem o seu património diversificado e, desta forma, torná-lo acessível a todos.

O Google Arts & Culture já é parceiro de uma centena de museus, instituições culturais e arquivos, acrescentando agora às suas parcerias o ISCAP, através do CEI e do MISB. Alunos e docentes do MISB participarão na construção e curadoria de uma exposição virtual que ficará alojada na plataforma Google Arts & Culture. Através de um projeto pedagógico que tem como objetivo a reflexão sobre o património cultural e a transformação de bens culturais em produtos, esta exposição servirá igualmente para promover e dar a conhecer a importante herança cultural portuguesa.

No ano letivo 2017/2018, o Centro de Estudos Interculturais e o Mestrado em Intercultural Studies for Business contarão com a colaboração do Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, o único museu de escultura ao ar livre em Portugal. O projeto de investigação levado a cabo por alunos e professores irá propor, tendo por base uma cuidadosa metodologia de investigação, uma viagem virtual pelo acervo excecional deste museu.

Combined Shape

Navigation