Entrada > Notícias > Investigadora do P.PORTO lidera projeto distinguido pela CE
Publicado em: 19 Outubro 2020

Investigadora do P.PORTO lidera projeto distinguido pela CE

A ferramenta permite criar vídeos de alta qualidade a partir de uma simples fotografia, recorrendo a técnicas de visão por computador e inteligência artificial

projeto FotoInMotion (FiM), coordenado pela docente Paula Viana do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), escola de engenharia do Politécnico do Porto, e  investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), foi distinguido pela iniciativa European Commission’s Innovation Radar, enquanto projeto inovador de alto potencial dentro da União Europeia.

No panorama atual de produção de conteúdos multimédia de forma massiva, este projeto, direcionado para o fotojornalismo, moda e festivais, mas que pode ser adaptado a outros cenários de aplicação, desenvolveu um conjunto de processos e ferramentas que permitem, de forma automática e inteligente, transformar uma única fotografia num vídeo de alta qualidade, com efeitos dinâmicos de storytelling e branding.

A ferramenta, integrada no programa comunitário Horizonte 2020, pode ser utilizada em desktop e mobile, permitindo aos produtores de conteúdo audiovisual e ao público criativo, através de conteúdo estático (fotografia), produzir um clip de vídeo capaz de contar uma história adequada ao contexto em que a imagem foi capturada. Para concretizar este processo inteligente de storytelling é feita uma edição automatizada e são adicionados efeitos dinâmicos, através de técnicas de inteligência artificial, visão por computador, machine learningcrowdsourcing, sendo ainda recolhida informação proveniente de sensores existentes nos dispositivos de captura.Esta ferramenta recorre a técnicas de visão por computador e inteligência artificial, com vista a transformar uma simples fotografia num clip de vídeo sensível ao contexto de aquisição, ao conteúdo da fotografia e ao cenário de aplicação.

A European Commission’s Innovation Radar é uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue projetos financiados pela UE. No caso do FiM, a distinção abrange particularmente a tarefa e resultados do projeto que estão sob responsabilidade da equipa de investigadores do INESC TEC.

De referir que esta distinção foi atribuída à tarefa e resultados do projeto que estão sob responsabilidade da equipa de investigadores liderados por Paula Viana e que permitem criar diversos tipos de metadados relevantes ao processo criativo, integrando diversas abordagens e conceitos. Em concreto, a solução desenvolvida pelo INESC TEC gera informação que permite criar animações automáticas de forma inteligente, através de movimentos (zoom in/out, pan/tilt) e efeitos (filtros, efeitos 3D) que se adaptam ao conteúdo e contexto da fotografia em questão.

Para Paula Viana, coordenadora do projeto, esta distinção “vem confirmar os resultados conseguidos pela equipa do CTM”, que inclui ainda Pedro Carvalho, docente convidado do ISEP, Luís Vilaça, bolseiro e estudante de Mestrado em Engenheira Eletrotécnica e de Computadores do ISEP, Inês Teixeira, bolseira do ISEP, Teresa Andrade, docente da FEUP e Tiago Costa e Hélder Castro, bolseiros FCT. A equipa contou ainda com a colaboração de José Pedro Pinto, alumni do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do ISEP.

Com o mote Repurposing and enriching images for immersive storytelling through smart digital tools, o FiM teve início em janeiro de 2018 e termina em dezembro deste ano.