Entrada > Notícias > Investigadora do P.PORTO é a nova presidente da APPIA
Publicado em: 03 Abril 2024

Investigadora do P.PORTO é a nova presidente da APPIA

Goreti Marreiros, docente e investigadora do Politécnico do Porto, fruto da sua forte ligação ao ISEP, foi recentemente eleita Presidente da Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial (APPIA). Constituída em 1984 e membro da European Association for Artificial Intelligence, a APPIA destaca-se como sendo uma das associações científicas mais antigas e ativas em Portugal.

Com sede na Universidade do Minho, no Campus de Gualtar, em Braga, a sua missão é a promoção da investigação, do ensino e da divulgação no âmbito da inteligência artificial (IA). Da direção da APPIA fazem também parte João Leite (FCT/UNL) e Dalila Durães (UM), como vice-presidentes; e Francisco Melo (UL) e Nuno Lau (UA), como vogais.

Licenciada em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP) e mestre em Gestão da Informação pela Faculdade de Engenharia da UP, Goreti Marreiros é ainda doutorada em Inteligência Artificial pela Universidade do Minho. A sua ligação ao Politécnico do Porto remonta a 1997, ano em que começou a lecionar no ISEP.

Atualmente, continua a ser docente no ISEP, no Departamento de Engenharia Informática, e dirige, desde 2017, o GECAD, uma unidade de investigação reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que tem como missão a realização e a promoção de investigação científica para o desenvolvimento e evolução dos sistemas inteligentes em engenharia e noutros domínios, promovendo o desenvolvimento de investigação científica no domínio da inteligência artificial, sistemas baseados em conhecimento e sistemas de apoio à decisão.

Goreti Marreiros trabalha na área de IA com interesse particular nos sistemas multiagente, na argumentação e nos aspetos sociais e afetivos. Trabalha, desde 2001, na aplicação de técnicas da IA no desenvolvimento de sistemas de apoio à tomada de decisão individuais e em grupo. Dedica grande parte do seu trabalho na procura de novas soluções para desenvolvimento de ambientes inteligentes, mais concretamente no contexto de tomada de decisão em grupo, explorando diferentes métodos e técnicas para desenvolver sistemas muti-agente capazes de representar e assistir as entidades envolvidas nesses ambientes.

Recentemente, já na qualidade de Presidente da APPIA, Goreti Marreiros foi convidada do podcast de Francisco Pinto Balsemão, A Próxima Vaga, dedicado à interseção entre IA e o futuro da educação e, já neste mês de março, foi entrevistada pela Rádio Renascença.