Entrada > Notícias > Investigador do P.PORTO entre os mais citados do mundo
Publicado em: 09 Fevereiro 2021

Investigador do P.PORTO entre os mais citados do mundo

José Tenreiro Machado do ISEP, escola de Engenharia do Politécnico do Porto, mantém a sua posição como um dos investigadores portugueses mais citados

Alguma da mais relevante investigação científica é feita no Politécnico do Porto, como demonstra a sólida presença do investigador José Tenreiro do Instituto Superior de Engenharia do Porto | ISEP, escola de engenharia do P.PORTO, na lista dos cientistas mais citados a nível mundial.

A confirmação é dada pela lista Highly Cited Researchers 2020, da norte-americana Clarivate Analytics, que inclui mais de 6000 investigadores, de 60 países e regiões, em 21 áreas de investigação, entre os quais dez são portugueses.

De acordo com aquela lista, os artigos de José Tenreiro Machado foram citados 12.397 vezes nos últimos dez anos, sendo cada artigo citado em média 326,2 vezes.

O artigo mais citado (726 vezes) foi a comunicação Recent history of fractional calculus publicado in Communications in Nonlinear Science and Numerical Simulation (março, 2011).  A presença do investigador nesta lista tem uma grande relevância, pois constitui um reconhecimento da qualidade e do impacto internacional da ciência feita no Politécnico do Porto.

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Tenreiro Machado tem um currículo profissional e académico invejável. O investigador há muito que dedica parte da sua vida ao ISEP e, atualmente, exerce o cargo de Professor Coordenador Principal do Departamento de Engenharia Eletrotécnica.

A Highly Cited Researchers é elaborada anualmente pela Clarivate Analytics, que adquiriu as bases Web of Science e Thomson Reuters, e incide apenas nos artigos mais citados, que representam 1% do que se publica no mundo, sendo um forte indicador do impacto da ciência globalmente.

A lista reconhece investigadores que demonstram autoridade expressiva numa ou mais categorias científicas, determinadas através da publicação dos artigos mais citados por seus pares durante a última década. Um investigador “muito citado” é bem mais do que “o autor de um artigo muito citado.” Representa uma ascendência excecional em determinado campo científco.

Em 2018, foi adicionada a categoria Cross Field, ou campo transversal, que identifica investigadores com autoridade significativa em vários campos durante um período determinado (2008-2018).  José Tenreiro Machado está enquadrado nesta categoria interdisciplinar.

Na lista da Clarivate – empresa especializada em gestão de informação científica – figuram 26 prémios Nobel. EUA, China, Reino Unido e Alemanha são os países mais representados no ranking deste ano. O índice “Highly Cited Researchers” distingue desde 2001 os cientistas mais influentes a nível mundial, com base no número de citações das respetivas publicações pelos seus pares.