Entrada > Notícias > Investigação e Ensino Superior em debate
Publicado em: 27 Janeiro 2017

Investigação e Ensino Superior em debate

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, respondeu às questões da comunidade de investigadores do P.PORTO.

No âmbito do conjunto de debates sobre sistema de C&T subordinada a questões como a avaliação institucional e o estímulo ao emprego científico, o Politécnico do Porto recebeu hoje, dia 27 de janeiro, o ministro Manuel Heitor. Concluiu-se assim a ronda de debates públicos sobre o Sistema de C&T, o Ensino Superior e o Emprego Científico, promovido pela FCT e em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Estiveram presentes no debate Rosário Gambôa, Presidente do Politécnico do Porto, assim como os diversos coordenadores dos centros de investigação do P.PORTO.

Questões como a mobilização dos docentes para a investigação, a captação de investimento empresarial, a diversificação da prática investigativa ou a outorga de doutoramentos foram matéria de reflexão.

Na sequência dos pedidos de esclarecimento formulados durante o debate, o ministro esclareceu que todos os centros de investigação poderão, no quadro do processo de avaliação, realizar investigação de todo o tipo, renunciando a uma ideia dicotómica de investigação aplicada e investigação fundamental que os documentos orientadores para o sistema de avaliação poderiam pressupor. "A minha orientação para a avaliação é que cada unidade defina a sua missão e seja avaliada em função da sua missão", assevera Manuel Heitor.

Combined Shape

Navigation