Entrada > Notícias > Inauguração Projeto 19 / Fotografia

Inauguração Projeto 19 / Fotografia

ESMAD

A exposição dos estudantes finalistas da ESMAD, escola de Media e Design do P.PORTO, está patente até outubro no Centro Português de Fotografia, no Porto


De 13 de julho a 20 de outubro, o Centro Português de Fotografia (CPF), acolhe os trabalhos dos estudantes da área de Fotografia da Licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), do P.PORTO, usufruindo de um espaço único e privilegiado de exposição na cidade.

Queres ser “fotógrafa(o)”?

João Leal, docente da ESMAD, contextualiza este título: "Apropriamo-nos do título de um poema de Bukowski, substituindo o metier a que ele alude, por aquele que melhor se enquadra com o do contexto desta exposição: a fotografia." Para o docente, esta questão fará sentido para qualquer área que exija uma autodeterminação e vontade própria para ultrapassar as dificuldades a ela inerentes, mas ressalva que "tem particular premência quando colocada a um conjunto de pessoas que terminam um ciclo de formação".

"Não haverá nenhuma razão lógica para responder afirmativamente a esta questão" - afirma - "mas há vários motivos para dizer não. Bukowski elenca-os de uma forma clara e direta. Destaco esta: Se o simples acto de pensar em fazê-lo te custa, não o faças.” [in Os cães ladram facas (2018, editora Alfaguara Portugal, pág.142]

Projeto 19 / Fotografia é uma seleção bastante ampla do trabalho dos finalistas, cujos temas passam pela censura, histórias infantis, feminismo, transformismo, turismo de massas, ou processos analógicos. "Será normal que, não só o pensamento sobre, como a concretização destes projetos, tenha sido um processo custoso", afirma, "isto não quer dizer que o conselho de Bukowski deva desde já ser seguido. Só podemos esperar que, a partir de agora, com outro tipo de solicitações e apesar das dificuldades, custe cada vez menos."

Autor

CCIC | P.PORTO

Partilhar