Entrada > Notícias > Francisco Assis é o novo presidente do Conselho Geral do P.PORTO
Publicado em: 01 Junho 2021

Francisco Assis é o novo presidente do Conselho Geral do P.PORTO

O Conselho Geral do P.PORTO é constituído por docentes, investigadores, estudantes e um funcionário, bem como personalidades externas de reconhecido mérito

Está concluído o processo eleitoral de constituição do Conselho Geral do Politécnico do Porto. Depois de escolhidas as dez personalidades da sociedade civil, cooptadas no passado dia 26 de abril, Francisco Assis foi eleito ontem, dia 10 de maio, presidente do Conselho Geral, sucedendo a José Marques dos Santos.

Francisco José Pereira de Assis Miranda, atual presidente do Conselho Económico e Social, foi deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, foi líder parlamentar do Partido Socialista e foi Presidente da Câmara Municipal de Amarante.

Para além de Francisco Assis, a lista de membros externos cooptados para integrar este órgão completa-se com mais nove nomes: António Jorge Pacheco (diretor artístico da Casa da Música), Jorge Manuel Costa Campos (deputado independente pelo Bloco de Esquerda), Rui Manuel Lopes Nunes (fundador e primeiro presidente da Entidade Reguladora da Saúde; professor catedrático da Universidade do Porto), Isabel da Silva Pires de Lima (professora catedrática aposentada da Universidade do Porto), José Fernandes Rodrigues (professor do Instituto Politécnico de Santarém), Ricardo Manuel das Neves Vieira (professor do Instituto Politécnico de Leiria), José Luís Pereira Carneiro (deputado e secretário-geral adjunto do Partido Socialista), Baltazar Manuel Romão de Castro (professor jubilado da Universidade do Porto) e Francisco Amorim de Carvalho Guerra (professor jubilado da Universidade do Porto).


Recordamos que o Conselho Geral do Politécnico do Porto é constituído por representantes dos professores e investigadores, dos estudantes e dos trabalhadores administrativos e técnicos. Apurados pelo sistema de representação proporcional, por corpo e escola, de acordo com o método de Hondt, a eleição para os membros eleitos do Conselho Geral decorreu no dia 12 de abril, podendo os resultados ser consultados aqui.

O Conselho Geral do Politécnico do Porto é composto por 35 membros, dos quais 25 são escolhidos por eleição, sendo os restantes dez cooptados, em votação uninominal, pelos membros eleitos.

Agradecemos o forte envolvimento neste processo eleitoral de todos a quem se dirigiu, visando um ato eleitoral participado, apesar dos fortes constrangimentos que vivemos.

Combined Shape

Navigation