Entrada > Notícias > Faleceu Eurico Lemos Pires
Publicado em: 24 Outubro 2018

Faleceu Eurico Lemos Pires

Eurico Lemos Pires, Professor Emérito, teve uma vida ligada à educação e ao Politécnico do Porto

Eurico Lemos Pires teve uma vida ligada à educação e ao Instituto Politécnico do Porto (IPP), tendo feito um percurso ímpar na instituição. Ao longo dos anos assumiu diversos os cargos e desempenhou diversas funções.

Iniciou a sua ligação ao Politécnico do Porto como vogal na Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação do Porto, em julho de 1985, tendo assumido a respetiva presidência em fevereiro de 1986. Foi ainda membro do Conselho Científico da Escola entre 1986 e 1999.

Teve também um papel fundamental criação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF), agora Escola Superior de Tecnologia e Gestão, tendo sido sua a iniciativa de propor ao Presidente do IPP o início das diligências com vista à criação de uma escola superior no interior do distrito do Porto, servindo não só o Vale do Sousa mas ainda o Baixo Tâmega. Teve um contributo de dedicação inexcedível para esta Escola, da qual foi o Primeiro Diretor, tendo exercido funções entre 1999 e 2003 e contribuído para a projeção e credibilização da ESTGF e das respetivas áreas de conhecimento na comunidade e no meio académico.  

Foi, ainda, responsável pela supervisão da instalação do curso de Recursos Humanos na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, mantendo essas responsabilidades entre 1994 e 2000. 

Em 2013 o Politécnico do Porto reconheceu a sua inestimável contribuição para a instituição e o seu elevado valor atribuindo-lhe o título de Professor Emérito, tendo ainda recebido, em outubro de 2014 a Medalha de Ouro atribuída pela Câmara Municipal de Felgueiras pelo seu elevado préstimo ao concelho. 

Professor e investigador, foi autor de vários trabalhos da educação e da política educativa, dos quais se destacam: “A Lei de bases do sistema educativo”, “O ensino básico em Portugal”, “O estatuto de carreira docente”, “A construção social da educação escolar”. Foi também autor dos livros “Sant’Ana do Mar” e “Génese e Institucionalização da Educação Escolar” e coordenador da obra coletiva sobre “Educação básica, reflexões e propostas”.

Deputado à Assembleia da República, na IV Legislatura, desempenhou funções integrado no grupo parlamentar do Partido Renovador Democrático.

O corpo estará em câmara ardente na Capela da Igreja do Foco (Porto), a partir das 15h, de quarta-feira, dia 8 de agosto. O funeral realizar-se-á pelas 10h, de quinta-feira, dia 9, com missa de corpo presente na Igreja do Foco. O corpo seguirá para Poiares, onde será sepultado em jazigo de família. 

O P.PORTO endereça as suas sentidas condolências à família do professor Eurico Lemos Pires.

Combined Shape

Navigation