Entrada > Notícias > Internacionalização em debate com comitiva da Bósnia
Publicado em: 10 Abril 2017

Internacionalização em debate com comitiva da Bósnia

O seminário STINT - Strengthening of internationalization of B&H Higher Education decorre até 5 de abril no P.PORTO.

O P.PORTO recebeu ontem, dia 3 de abril, 27 representantes do Ensino Superior da Bósnia-Herzegovina, ao abrigo do programa STINT - Strengthening of internationalization of B&H Higher Education.

Representantes do Ministério de Educação, reitores das oito universidades públicas, staff dos gabinetes internacionais, representantes de duas agências de avaliação e acreditação bósnias e estudantes de várias universidades reuniram-se na Sala de Atos da Presidência com o objetivo de debater estratégias, projetos, capacity building, boas práticas para a internacionalização e mobilidade no Ensino Superior.

O encontro, liderado por Mónica Vieira, representante do P.PORTO na parceria deste projeto, contou com a presença de Carlos Ramos, vice-presidente para a internacionalização, investigação e inovação do Politécnico do Porto, Alberto Amaral, presidente do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), e Carla Carneiro do Gabinete de Cooperação e Relações Internacionais dos Serviços da Presidência.

Durante três dias, a comitiva terá oportunidade de visitar outros projetos, gabinetes e Unidades de Extensão, como a Porto Design Factory, reconhecida pelo dinamismo global do projeto ou a unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica (e-IPP).

Dejan Bokonic, coordenador do projeto e vice-reitor da University of East Sarajevo, enfatiza o percurso já antigo de cooperação com o Politécnico do Porto nos mais variados projetos e destaca a atual conjuntura como ideal para desenvolver estratégias de internacionalização adaptadas às especificidades de cada universidade bósnia. “Depois de uma avaliação estratégica do nosso contexto, procedemos a uma análise comparativa, sempre com o objetivo de desenvolver as nossas próprias competências. Este seminário é o final touch do estudo preparatório quer temos vindo a desenvolver."