Entrada > Notícias > A ESTG celebra 19.º aniversário
Publicado em: 23 Novembro 2018

A ESTG celebra 19.º aniversário

A sessão comemorativa do 19.º aniversário da ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, decorreu no dia 19 de novembro, no Auditório Prof. Doutor Luís Soares

O programa comemorativo do 19.º aniversário da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) foi marcado pela presença de João Rocha, Presidente do Politécnico do Porto, Nelson de Souza, Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, vereadores das Câmaras Municipais da região do Tâmega e Sousa, o Vice-Presidente da AEP e diversos parceiros e representantes da rede empresarial local.

Para Dorabela Gamboa, presidente da ESTG, este aniversário significa mais um marco da existência da escola, e sobretudo um momento de homenagem à comunidade que todos os dias contribui e fortalece o projeto ESTG.

O Presidente do Politécnico do Porto sublinhou o crescimento consolidado da ESTG, reiterando como este esforço de enquadramento na região do Tâmega e Sousa é um exemplo da linha estratégica do Politécnico do Porto para o desenvolvimento concertado da coesão territorial. “Trabalhamos todos em conjunto para fazer mais e melhor.”

João Rocha reafirmou a necessidade de avançar com o projeto de requalificação das instalações da ESTG que, numa primeira fase, dará resposta às necessidades mais prementes. Em curso estão ainda as negociações com a tutela visando encontrar uma solução consolidada para as residências dos estudantes, suprindo assim um problema antigo para os estudantes da ESTG. O objetivo é intervencionar um edifício em colaboração com a Câmara Municipal de Felgueiras, que permita a criação de alojamentos estudantis. Nas ações a desenvolver estão também presentes as diligências para a definir uma rede de transportes públicos que responda às exigências dos utilizadores, nos concelhos limítrofes à ESTG.

Nelson de Souza encerrou o momento oficial com um discurso centrado nos desafios emergentes que afetam atualmente a indústria, sejam pressões de ordem competitiva, tecnológica ou de evolução de novas qualificações. "Nesta dimensão de mudança, temos de encontrar novas soluções, que passam necessariamente pelos recursos humanos e qualificações adequadas." O Secretário de Estado frisa como crucial a questão da qualificação "nova e adequada aos desafios deste novo modelo económico", dando como exemplo "os problemas da economia circular que sentimos aqui, em Felgueiras".

A presidente da ESTG aproveitou ainda este momento de celebração para lançar o Desafio Anual de Inovação, uma iniciativa desenvolvida através do Gabinete de Apoio ao Empreendedor que procura envolver toda a comunidade na apresentação de projetos que contribuam para a melhoria contínua dos processos organizacionais e, consequentemente, para a melhoria da instituição. O desafio escolhido pela organização para o ano de 2019 centra-se na Sustentabilidade e Economia Circular, e o projeto vencedor terá direito a um prémio, que pode ser uma formação, ou uma conferência.

A cerimónia contou também com uma homenagem aos colaboradores que cumpriram dez anos ao serviço, assim como aos colaboradores aposentados, recebendo este ano o símbolo de reconhecimento pela dedicação à ESTG, o professor Jorge Armando Neves.