Entrada > Notícias > ESS envolvida em projeto de um milhão de euros
Publicado em: 30 Outubro 2018

ESS envolvida em projeto de um milhão de euros

Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto colabora em iniciativa internacional na área da Terapia da Fala

A Escola Superior de Saúde (ESS) do P.PORTO participa no Assisting Better Communication (ABC), projeto que tem como objetivo desenvolver a profissão de Terapia da Fala nos países beneficiários — Geórgia, Bósnia Herzegovina e Israel — através de cursos e programas de qualidade oferecidos em diferentes níveis de educação profissional.

A Terapia da Fala é a profissão da área da saúde responsável pela avaliação, tratamento, apoio, prevenção e aconselhamento a crianças e adultos com dificuldades de comunicação, linguagem, fala e deglutição.

O projeto procura, a médio prazo,  criar condições para que milhares pessoas possam ter uma resposta de saúde de qualidade. O potencial impacto social e económico é muito elevado, uma vez que os problemas de comunicação interferem com uma adequada integração na sociedade, nomeadamente no sucesso escolar de crianças e jovens e na integração profissional de adultos, e no bem-estar de idosos.

Além do potencial de impacto social, o projeto ABC, proporciona uma oportunidade ímpar aos docentes à equipa do P.PORTO para desenvolver a sua capacidade de gestão de projetos desta natureza, bem como o alargamento da sua rede de parceiros internacionais nesta área da saúde.

Até ao momento, o P.PORTO — que está a colaborar nas áreas da voz, linguagem e trabalho com famílias — participou na concepção e docência no plano de estudos de mestrado, que já se iniciou na Geórgia, bem como no desenvolvimento de webinars e materiais de leitura. Houve ainda oportunidade de, em colaboração com os restantes parceiros portugueses, organizar em Portugal uma semana de formação avançada para profissionais provenientes de várias áreas e países.

Considerando que a mobilidade de estudantes em ano de estágio é pouco frequente, uma vez que o exercício profissional da Terapia da Fala está diretamente dependente de um elevado nível de proficiência da língua local, as redes criadas com o projeto ABC poderão permitir ainda uma maior mobilidade dos estudantes em anos curriculares de licenciatura ou em projetos de mestrado.

O projeto ABC, financiado pelo programa Erasmus+ em um milhão de euros até 2019, envolve um consórcio de 17 parceiros de seis países.