Entrada > Notícias > Politécnico do Porto entre as melhores da Europa
Publicado em: 30 Julho 2018

Politécnico do Porto entre as melhores da Europa

Um inquérito a mais de 30 mil estudantes posicionou o P.PORTO entre as 100 melhores instituições europeias de ensino superior

O Politécnico do Porto está entre as 100 melhores instituições de ensino superior a nível europeu na área do ensino.  Os dados são da primeira edição University Teaching Rankings o primeiro ranking universitário internacional a centrar-se em exclusivo na avaliação da qualidade do ensino e da aprendizagem nas instituições de ensino superior europeias.

Elaborado pelo prestigiado Times Higher Education (THE), este ranking piloto baseia-se sobretudo nos resultados do THE  - European Student Survey, um estudo que avaliou o envolvimento estudantil de mais de 30.000 estudantes do ensino superior, através da resposta a questões focadas na qualidade e nas condições de ensino nas instituições de ensino superior. São 13 indicadores que avaliam globalmente o ambiente de ensino-aprendizagem, através, por exemplo da  interação dos estudantes com os docentes, do comprometimento dos estudantes com os seus estudos, do sucesso académico, das oportunidades para desenvolver novas competências e conhecimentos, da preparação para a integração no mercado de trabalho ou do estímulo da capacidade de análise e de reflexão e desenvolvimento do pensamento crítico.

A avaliação incluiu ainda uma apreciação entre pares feita por 10.162 professores do ensino superior, bem como o apuramento da produção científica de cada instituição entre 2012 e 2016.

Com oito instituições portuguesas representadas, o Europe Teaching Rankings classifica mais de 240 universidades de acordo com indicadores categorizados em quatro dimensões: Envolvimento (40%), Recursos (20%), Resultados (20%) e Ambiente (20%). O Politécnico do Porto ocupa a posição 76-100, a par de instituições como a Paris Descartes University, a Universidade de Estrasburgo ou a Complutense de Madrid. A nível nacional  o Politécnico do Porto surge na sexta posição, depois das universidades de Lisboa, do Porto, Minho, Aveiro e Nova e à frente das universidades de Coimbra e de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O Politécnico do Porto destaca-se nos indicadores relativos a Recursos (número de professores/investigadores por estudante, número de publicações por professor/investigador e qualidade de serviços) e Resultados (reputação académica, taxa de graduação e desenvolvimento de competências). Contudo, o melhor resultado absoluto (92,8) do Politécnico está associado  à categoria Ambiente, que classifica as instituições de acordo com o equilíbrio de género entre estudantes, docentes e investigadores.