Entrada > Notícias > Curso e ATC de Medicina Nuclear da ESS premiados
Publicado em: 11 Junho 2019

Curso e ATC de Medicina Nuclear da ESS premiados

A Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia Radioterapia e Medicina Nuclear reconhece, assim, a excelência do trabalho desenvolvido na ESS, escola de Saúde do P.PORTO
A Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia Radioterapia e Medicina Nuclear (ATARP) implementou este ano o Prémio Recém Licenciado de forma a distinguir o que de melhor os estudantes das licenciaturas em Imagem Médica e Radioterapia, Medicina Nuclear, Radiologia ou Radioterapia fazem no seu trajeto académico.

O principal objetivo é fomentar a investigação por parte dos futuros profissionais, promover o desenvolvimento pessoal e profissional e dar a conhecer esse trabalho e dedicação à comunidade que esta associação representa. Na edição de 2019, a primeira do género, a vencedora foi Fátima Ribeiro, licenciada em Medicina Nuclear pela Escola Superior de Saúde (ESS) no ano letivo 2017/2018.

O seu trabalho Estudo e otimização de protocolos para deteção precoce de Amiloidose Cardíaca através da Cintigrafia com 99mTc-DPD obteve a maior pontuação na avaliação dos 29 elementos da Comissão Científica, formada por elementos do exercício e da academia. A ESS também arrecadou o segundo prémio, atribuído a Lúcia Monteiro, alumni da licenciatura em Medicina Nuclear no ano letivo 2017/2018, com o trabalho Terapêutica com Dicloreto de Rádio-223 em Carcinoma da Próstata: Realidade Nacional.

A Área Técnico-Científica de Medicina Nuclear e a Coordenação do Curso de Licenciatura em Medicina Nuclear estão de parabéns por todo o trabalho desenvolvido e pela qualidade dos seus profissionais. O reconhecimento externo atribuído a estes trabalhos, ambos coorientados pelos professores Pedro Costa e Domingos Vieira, vêm no seguimento de apresentações científicas realizadas recentemente e que se deverão consubstanciar em publicações científicas em fase de preparação.

Os trabalhos mencionados também contaram com uma coorientação externa de Marta Oliveira (Técnica de Medicina Nuclear do Centro Hospitalar e Universitário do Porto) e por Ana Luísa Carvalho (Física Hospitalar do Centro Hospitalar de S. João).

Os membros da ATC de Medicina Nuclear realçam "o enorme orgulho e gosto em contribuir para o crescimento profissional de amigos, colegas e alumni da ESS". Estes prémios foram atribuídos devido ao trabalho efetuado pela ATC de Medicina Nuclear da ESS ao longo dos últimos anos, que se concentra em formar profissionais de excelência e divulgar a importância desta área.