Entrada > Notícias > Crescer a tocar na Orquestra Geração
Publicado em: 15 Março 2017

Crescer a tocar na Orquestra Geração

A obra, editada pela Verso do Livro, é o resultado da investigação sobre a Orquestra Geração conduzida pelo CIPEM P.PORTO e pelo Instituto de Sociologia da UP.

O Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical do Politécnico do Porto (CIPEM) e o Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto realizaram uma investigação sobre a Orquestra Geração, projeto de inclusão social inspirado no El Sistema Venezuelano, que aposta na aprendizagem da música a jovens e comunidades desfavorecidas que nunca tiveram contacto com a prática orquestral, reforçando as suas competências individuais, sociais e escolares.

Durante três anos foram entrevistados mentores, professores, jovens músicos e seus encarregados de educação e assistiu-se a aulas, ensaios, estágios e concertos. A partir de um trabalho extensivo de análise dos dados, a equipa de investigação espera ter contribuído com este estudo para clarificar alguns dos aspetos que relevam da relação entre música e inclusão social, acreditando que a Orquestra Geração representa uma parcela importante desse movimento internacional.

O livro Crescer a Tocar na Orquestra Geração - Contributos para a compreensão da relação entre música e inclusão social é o resultado desses três anos de investigação.

O lançamento decorreu na Escola de Música no Conservatório Nacional, em Lisboa, e na Sala CiberMúsica da Casa da Música do Porto, com a presença dos organizadores da obra, Graça Mota e João Teixeira Lopes.