O consórcio INOV-Norte, Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), promove, no próximo dia 3 de junho, o evento Educação Superior 2035: Cocriando um Ecossistema de Aprendizagem Inovador. A iniciativa terá lugar entre as 9h30 e as 17h30, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, reunindo docentes, estudantes, investigadores, especialistas e dirigentes institucionais para refletir sobre os principais desafios e oportunidades que irão marcar o futuro do ensino superior.
Ao longo do dia, o participante será envolvido por uma experiência imersiva, procurando estimular uma reflexão colaborativa sobre a construção de experiências educativas mais flexíveis, participativas e centradas nos estudantes, com foco na educação do futuro, passando pela inovação pedagógica, inteligência artificial, transformação digital, inclusão, ética e novos modelos de ensino e aprendizagem.
O evento assinala o encerramento do primeiro ciclo de funcionamento do consórcio INOV-Norte (2024–2026), constituído pela Universidade do Porto (U.PORTO), pelo Politécnico do Porto (P.PORTO), pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), pela Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia até ao dia 31 de maio, através do formulário disponível nesta página.

