Entrada > Notícias > Centro de Cultura faz viagem ao espaço com Ana Pires
Publicado em: 22 Novembro 2023

Centro de Cultura faz viagem ao espaço com Ana Pires

“Núbia, a Menina-Astronauta”, história infantil de Ana Pires, cientista-astronauta e investigadora do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), é o tema da nova exposição no Centro de Cultura Politécnico do Porto. A inauguração deu o pontapé de saída a uma série de iniciativas enquadradas nas celebrações da Semana da Ciência e da Tecnologia

“Com ela, eu vou voar, ver as nuvens e voltar…” é assim que começa “Núbia, a Menina-Astronauta”, o livro infantil escrito por Ana Pires, alumni do P.PORTO, que dá nome à exposição inaugurada este segunda-feira, dia 20 de novembro, no Centro de Cultura Politécnico do Porto.

Ana Pires é a primeira mulher portuguesa a receber o diploma de cientista-astronauta no âmbito do Projeto PoSSUM (Polar Suborbital Science in the Upper Mesosphere), apoiado pela Flight Opportunities da NASA. Formada em Engenharia Geotécnica e do Geoambiente pelo ISEP, tem um Doutoramento Europeu em Geociências pela Universidade de Aveiro (Especialidade em Recursos Geológicos e Geomateriais). Atualmente, é investigadora do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC e Co-Chair Knowledge Management do projeto "Space For All Nations" (SFAN) desenvolvido pelo IIAS e pelo PoSSUM.

“Núbia, a Menina-Astronauta” é um dos mais recentes projetos da investigadora, que assina sob o pseudónimo de Anita Guerra, que pretende levar até às crianças o gosto pela ciência, a tecnologia, a arte, a engenharia e a matemática. Contudo, a história já tinha sido escrita há quatro anos, inspirada pela história de vida da sobrinha da autora, que com a sua força interior conseguiu trocar as voltas às vicissitudes da vida, mantendo a sua curiosidade e vontade de explorar o mundo.

A aventura de Núbia faz referência à Space For Art Foundation, ao Project PoSSUM e Space for all Nations, de modo a que os mais novos aprendam mais sobre estes programas, motivando-os a seguir a paixão pela ciência e exploração espacial. O prefácio foi escrito por Nicole Stott, astronauta veterana da NASA, que pintou diversas paisagens do nosso planeta vistas desde o espaço, usando a mesma técnica de pintura usada nas ilustrações do livro.

O ilustrador da obra bilingue, José Carlos Amorim, esteve presente na inauguração, falando sobre como se desenvolveu a construção da obra. Em exposição estão 12 ilustrações do livro, incluindo também os retratos de Ana Pires, Nicole Stott e do próprio autor dos desenhos.

Marcou ainda presença no evento Rui Moura que, tal como Ana Pires, é investigador no Centro de Robótica do INESC TEC. Entre os diversos equipamentos usados pelos cientistas-astronautas e em exposição no Centro de Cultura Politécnico do Porto, o convidado explicou como muitos deles eram usados durante as missões.

Apesar de não ter marcado presença na inauguração da exposição, Ana Pires deixou uma mensagem a todos desde os Açores, onde se encontra na primeira missão do projeto CAMões – Caving Analog Mission for Ocean, Earth and Space Exploration, que pretende tornar o arquipélago num test bed para astronautas de todo o mundo.

Esta exposição marca o arranque das comemorações da Semana da Ciência e da Tecnologia no Politécnico do Porto, em 2023. Até dia 26 de novembro, serão promovidas mais de 20 atividades de divulgação de Ciência e Tecnologia, organizadas pelas Unidades de I&D+I das nossas oito Escolas.