Entrada > Notícias > Brinquedos Reencontrados
Publicado em: 16 Janeiro 2017

Brinquedos Reencontrados

Dia 17 de janeiro na Escola Superior de Educação.

Brinquedos Reencontrados é um projeto dos alunos do 2.º ano do Curso Técnico Superior Profissional de Valorização do Património Cultural, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, no âmbito da unidade curricular de Programação e Produção nos Patrimónios.

Tem como objetivo principal refletir sobre os brinquedos em diferentes perspetivas e contextos. A par de uma mostra de brinquedos, de uma mostra bibliográfica e de uma oficina, teremos as seguintes comunicações: O papel do brinquedo, da brincadeira e do jogo na educação, O brinquedo através da história da arte e O brinquedo através dos tempos, com uma intervenção sobre a coleção do Museu do Brinquedo Português e outra sobre a coleção de brinquedos de Acúrcio Moniz e Armando Dourado. A mostra bibliográfica apresenta diversos títulos existentes na Biblioteca da ESE, representativos de várias temáticas inerentes ao brinquedo e ao brincar.

A mostra de brinquedos reúne algumas dezenas de objetos da coleção de Acúrcio Moniz e Armando Dourado em depósito na ESE. São de diferentes tipologias e épocas, produzidos em diferentes materiais como a madeira, a chapa e o plástico. Nela encontramos, entre outros, baldinhos de praia, carrinhos, peões, fogões, material escolar, instrumentos musicais e jogos. Na oficina de brinquedos, orientada por alunos da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias Artísticas, serão reutilizados diferentes materiais num exercício criativo de construção de barcos.

Esperamos que esta programação permita o reencontro com os brinquedos do passado e o reavivar de algumas recordações da infância, pautados com a intensidade que o ato de brincar produz na memória coletiva de todos nós.