Entrada > Notícias > Assinatura de protocolos com a Rede de Química e Tecnologia
Publicado em: 25 Agosto 2023

Assinatura de protocolos com a Rede de Química e Tecnologia

A Rede de Química e Tecnologia (Requimte) agrega a unidade de investigação LAQV, classificada como 'excelente' pelo MCTES

O Politécnico do Porto celebrou, no passado dia 25 de julho, na sala de Atos dos Serviços da Presidência, um protocolo estratégico de cooperação com o LAQV-REQUIMTE e um protocolo específico de reconhecimento do Grupo de Reação e Análises Químicas (GRAQ) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) como polo específico do laboratório.

A celebração formal decorreu entre o Presidente do Politécnico do Porto, Paulo Pereira, o Diretor da Rede de Química e Tecnologia (Requimte), Baltazar de Castro, e a Presidente do ISEP, Maria João Viamonte.

Esta sessão enquadra-se na linha estratégica da instituição no âmbito da valorização, reconhecimento e promoção da investigação de excelência como promotora de inovação, desenvolvimento científico e tecnológico, num claro alinhamento entre o desenvolvimento económico e social da região e do país.

Paulo Pereira sublinha esta linha estratégica como sendo, a par da formação, "uma das nossas missões fundamentais." O P.PORTO - afirma - "está muito empenhado na transferência de conhecimento para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento da região e do país." O Presidente acrescenta ainda como a investigação é também crucial para o portefólio formativo dos futuros doutoramentos a ser ministrados no Politécnico do Porto — recordamos que a 24 de fevereiro do presente ano, o Parlamento aprovou a possibilidade de outorga de doutoramentos por parte de institutos politécnicos que cumpram os requisitos estipulados por lei.

Maria João Viamonte congratula-se com a formalização do reconhecimento do GRAQ como Pólo Específico do LAQV-REQUIMTE. "É uma cooperação de 24 anos que se vê agora concretizada", assinalando o esforço e empenho de Cristina Matos, diretora desta unidade de investigação e Pró-Presidente do Politécnico do Porto para a investigação.

A Requimte tem vindo a contribuir em larga medida para a maneira pela qual a Química, a Biologia e a Engenharia Química realizadas em Portugal são vistas internacionalmente - conforme julgado pela qualidade e quantidade das suas publicações científicas e também pelo número e pela qualidade dos projetos de investigação em curso. Foca-se nas atividades dos seus investigadores para implementar os princípios da Química Verde, procurando também otimizar a colaboração interna assim como identificar os melhores parceiros estratégicos internacionais.