Entrada > Notícias > Apresentação do Plano de Ação Equidade, Diversidade e Inclusão P.PORTO
Publicado em: 25 Maio 2023

Apresentação do Plano de Ação Equidade, Diversidade e Inclusão P.PORTO

A sessão contou com a presença de Isabel Almeida Rodrigues, Secretária de Estado da Igualdade e Migrações

"É uma honra conhecer e partilhar o que está a ser feito no Politécnico do Porto em relação a temáticas tão importantes no mundo atual", declarou Isabel Almeida Rodrigues, Secretária de Estado da Igualdade e Migrações durante a sessão de apresentação do plano de ação Equidade, Diversidade e Inclusão.

Em substituição de Ana Catarina Mendes, deputada e Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, ausente por motivos de doença, a Secretária de Estado sublinhou a importância desta iniciativa, afirmando o desejo “que este extraordinário projeto do Politécnico do Porto se constitua como referência e modelo", pois este "é o momento certo para abraçarmos a diversidade”.

“É um dever e uma obrigação das instituições de ensino superior promover a equidade e inclusão”, declarou a Secretária de Estado, acrescentando mesmo a necessidade que estas questões estejam presentes nos currículos académicos. “O acesso livre ao conhecimento vai empoderar-nos para as diversas dimensões da nossa vida. Não é possível preparar um cidadão para exercer esta enorme diversidade de papéis com que cada um de nós é desafiado sem ter uma formação muito sólida em direitos humanos”, acrescentou.



Também o Presidente do P.PORTO, Paulo Pereira, centrou o seu discurso de abertura na necessidade de cultivar ambientes democráticos e adotar iniciativas que promovam realmente o acesso, a permanência e a participação de todos, enunciando os diferentes projetos destinados a defender uma cultura de ensino superior diversa, equitativa e inclusiva, contributo para uma transformação social alicerçada nestes valores.

António Marques, Vice-Presidente do P.PORTO, apresentou o Plano de Ação da Missão. “Estamos convencidos que este plano a três anos, mobilizador da comunidade, irá produzir reais alterações na nossa cultura organizacional, assente em princípios que são fundamentais. E a nossa instituição — que é uma referência no panorama nacional —  tem de se pautar por eles.”

Para o Vice-Presidente, desenvolver um plano com esta dimensão e exigência convoca-nos a todos e cada um na sua implementação. “O objetivo é que nos próximos três anos, as 69 medidas previstas no plano, em conjunto com outros projetos que já estão a acontecer nas nossas Unidades Orgânicas, possam ser mobilizadoras da comunidade, transformando-a numa cultura cada vez mais equitativa, coesa, inclusiva, e que estes valores sejam contributos de transformação positiva, através dos nossos diplomados para aquilo que é a vida em sociedade.”

A sessão contou ainda com a assinatura da Carta de Compromisso institucional da missão e com a nomeação de Deolinda Meira como provedora para a Equidade, Diversidade e Inclusão.

Combined Shape

Navigation