Entrada > Notícias > Alumni P.PORTO vence prémio da Sociedade Portuguesa de Pneumologia
Publicado em: 01 Junho 2021

Alumni P.PORTO vence prémio da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

O projeto de investigação de Ana Grenha propõe uma alternativa à vacinação convencional, direcionada para a proteção contra infeções respiratórias

Ana Grenha, licenciada em Farmácia pelo Politécnico do Porto e doutorada na mesma área pela Universidade de Santiago de Compostela, venceu (ex-aequo) o Prémio Robalo Cordeiro, no valor de 10 mil euros, atribuído todos os anos pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia em parceria com a Novartis.

Atualmente docente e investigadora na Universidade do Algarve, Ana Grenha apresentou o projeto “Imunização por Via Inalatória - Uma Estratégia para as Doenças Respiratórias”, que avança uma alternativa à vacinação convencional no que às infeções respiratórias diz respeito.

O projeto, em traços gerais, propõe que, sendo os pulmões o órgão mais afetado, a vacinação seja feita a nível local, por inalação (como no caso dos antiasmáticos), por oposição ao método injectável tradicional.

A vacina consistiria em micropartículas (pós secos) que o paciente iria inalar para, defende Ana Grenha, preservar o pulmão no caso de infeção respiratória.