Entrada > Um de Nós > Um de Nós | Sandra Ramos
Publicado em: 04 Setembro 2019

Um de Nós | Sandra Ramos

Natural do Porto, Sandra Ramos concilia o mestrado com as atividades da Associação de Estudantes da ESS, escola de Saúde do Politécnico do Porto

PORQUE ESCOLHESTE A ESS?
Primeiro porque me identifico com a área da Saúde, da necessidade de ajudar o próximo. Senti que essa era a minha vocação. Depois era uma escola próxima de mim e, claro, de referência... por isso fiquei.

QUAIS AS ATIVIDADES A QUE TE DEDICAS ALÉM DOS ESTUDOS?
A Associação de estudantes, que é a minha principal atividade fora dos estudos. Nos tempos livros gosto de séries, filmes, livros... o normal.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS DIAS NA ESCOLA?
Os meus primeiros dias ainda foram em Gaia. Achei-a muito pequena  e estava muito confusa. Não sabia quais os transportes para chegar lá, era quase no meio das caves do Vinho do Porto. Quando viemos para esta escola, na Asprela, foi muito mais fácil a adaptação ao novo espaço. Foi uma boa mudança.

UMA IDEIA OU CONSELHO PARA QUEM VAI AGORA CHEGAR À TUA ESCOLA
Que venham abertos a novas experiências, às diferentes oportunidades que a escola oferece e não se fechem nos estudos. Acredito que o Ensino Superior deve ser mais do que estudos, deve também ser uma aposta no crescimento pessoal.

PARA TI, QUAL O LUGAR MAIS ESPECIAL DESTA ESCOLA?
Gosto muito do jardim, a nossa escola tem uma estética diferente, mas o lugar mais especial é mesmo a Associação de Estudantes. É aqui que passo a maior parte do tempo, que tenho os meus amigos e passamos aqui bons tempos juntos.

CONTA-NOS UM EPISÓDIO MARCANTE?
Tenho muitos episódios marcantes... Talvez tenha sido concluir o meu ciclo de estudos o ano passado, a licenciatura em radioterapia. Foi um momento importante entregar o projeto e fechar esse ciclo. Foi o concluir da minha primeira missão aqui.

O QUE TORNA A TUA ESCOLA ÚNICA?
Sem dúvida as pessoas. Nós aqui temos um ambiente muito bom entre estudantes, estudantes e professores, com os vários serviços... tudo aqui na escola se conjuga bem. Somos como uma grande família!

COMO TE VÊS DAQUI A 20 ANOS?
A já não ser estudante! Isso de certeza (risos). Vejo-me a trabalhar na área da Saúde, e aliar isso à área do meu mestrado, que é em Gestão das Organizações, ramo de Gestão de Unidade de Saúde.Acredito que vou olhar para trás e encarar os anos que investi na minha formação como bons e que me trouxeram benefícios.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos