Entrada > Um de Nós > Um de Nós | Mariana Reis
Publicado em: 08 Agosto 2019

Um de Nós | Mariana Reis

Natural de Famalicão, Mariana licenciou-se na Escola Superior Artística do Porto e é atualmente estudante de mestrado em Sistemas e Media Interativos da ESMAD, escola de Media e Design do Politécnico do Porto

PORQUE ESCOLHESTE A ESMAD?
Achei que o curso ao qual me candidatei seria uma boa escolha para mim.

QUAIS AS ATIVIDADES A QUE TE DEDICAS ALÉM DOS ESTUDOS?
Estudo piano, faço parte de um grupo de jovens (Acção Católica Rural  - A.C.R.) onde participo na organização de atividades de valorização social e pessoal e sensibilização ambiental. Sou animadora de um grupo de crianças, e dedico-me ao voluntariado em campos de férias do mesmo grupo. Faço alguns trabalhos nas áreas de animação o e design de comunicação. Aproveito os meus tempos livres para estar com a família e amigos, seja através de um passeio de bicicleta ou uma churrascada ao domingo à tarde.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS DIAS NA ESCOLA?
Estava curiosa por saber quem seriam os meus amigos e ansiosa por aprender a ler. Inicialmente adorava andar na escola, comecei a considerar um aborrecimento quando entrei para o quinto ano...

PARA TI, QUAL O LUGAR MAIS ESPECIAL DESTA ESCOLA?
Porque frequento um mestrado pós-laboral, não passo muito tempo na escola para além das horas de aula. O lugar mais especial para mim, é talvez o bar do piso dois, onde passo a hora de jantar com os meus colegas e a única altura em que consigo encontrar-me com amigos que frequentam outros cursos.

CONTA-NOS UM EPISÓDIO MARCANTE?
Um episódio marcante foi a apresentação do meu projeto final de licenciatura. Normalmente, fico muito nervosa em apresentações, atingi o pico, quando estava prestes a fazer a minha apresentação final, estava tão nervosa que já previa que fosse ser um fiasco! No entanto, o sentimento de alívio depois de uma apresentação relativamente bem sucedida foi o que tornou num dos momentos mais marcantes. Foi o último passo, estava praticamente licenciada.

O QUE TORNA A TUA ESCOLA ÚNICA?
As pessoas que a integram e as amizades que fiz.

COMO TE VÊS DAQUI A 20 ANOS?
Vinte anos é um espaço temporal grande, é difícil pensar como seria a minha vida depois de tantos anos. … é bom ter desejos e sonhos futuros, mas a vida muitas vezes surpreende e vemo-nos em situações que sempre pensamos muito improváveis. Dito isto, o meu desejo é celebrar o meu 42º aniversário, com toda a minha família presente, depois de um dia exaustivo no emprego que gosto, e economicamente capaz de pagar o bolo de aniversário.

A rubrica
  Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamo