Entrada > Notícias > Visita da Secretária Nacional do Ministério da Educação do Brasil
Publicado em: 22 Maio 2017

Visita da Secretária Nacional do Ministério da Educação do Brasil

Eline Nascimento visitou o Politécnico do Porto nos dias 19 e 20 de maio.

Eline Nascimento, responsável pela Secretaria do Ensino Profissional e Tecnológico do Ministério da Educação do Brasil (SETEC/MEC), que ocupa o lugar de Secretária Nacional, equivalente a Secretário de Estado em Portugal, deslocou-se ao Porto nos dias 19 e 20 de maio para efetuar uma visita ao Politécnico do Porto (P.PORTO).

O Politécnico do Porto e o Ministério da Educação do Brasil têm trabalhado em conjunto em articulação com o Conselho de Reitores dos Institutos Federais do Brasil (CONIF). O P.PORTO dispõe de 34 acordos com Institutos Federais em 22 dos 27 estados do Brasil, sendo a única instituição de ensino superior de Portugal com memorandos de entendimento diretos com o CONIF e com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) do Brasil, coordenando também vários projetos de I&D europeus com participação de instituições do Brasil.

Durante esta visita, Eline Nascimento tomou contacto direto com alguns dos projetos de pesquisa que o P.PORTO desenvolve em conjunto com o Brasil, em particular os projetos ELECON e Diálogos Setoriais Europa-Brasil em Smart Grids (da área de Redes Elétricas Inteligentes), VISIR+ (da área de Laboratórios Remotos), GMOsensor (da área dos alimentos geneticamente modificados), VirtualSign (Tradutor Bidirecional entre Texto em Língua Portuguesa e Língua Gestual), HEADS (Dispositivos e Sistemas aplicados à Saúde) e TheRoute (Rotas de Turismo). Tratam-se na maioria de projetos com financiamento da União Europeia coordenados pelo P.PORTO e com parceiros do Brasil.

Na visita foram apresentados vários grupos de investigação do Instituto Superior de Engenharia do Porto (grupos GECAD, GRAQ, GILT, CIETI) que gerem estes projetos e a Porto Design Factory, um modelo inovador de ligação empresa-ensino superior baseado em projetos multidisciplinares e co-criativos.

Eline Nascimento contactou com vários estudantes de Institutos Federais que estão neste momento a desenvolver estágios de imersão em grupos e projetos de pesquisa do P.PORTO, em particular dos Institutos Federais de Santa Catarina (IFSC) e Minas Gerais (IFMG). Outro objetivo da visita foi o de conhecer o modelo dos mestrados do P.PORTO, que tem sido frequentado por algumas centenas de funcionários dos Institutos Federais do Brasil, em particular nas áreas da administração e da educação.

A rede de Institutos Federais do Brasil dispõe de um modelo verticalizado de formação, envolvendo cursos técnicos, graduações, mestrados e doutoramentos. Está presente em todos os estados do Brasil.

Os Institutos Federais são 41 instituições que englobam mais de um milhão de estudantes.