Entrada > Notícias > "Universidades Europeias" em debate na Universidade de Orleães
Publicado em: 30 Março 2023

"Universidades Europeias" em debate na Universidade de Orleães

Integrado no âmbito do consórcio ATHENA, o evento decorre dia 28 de fevereiro no Centro Universitário Internacional de Investigação, em Orleães

Como parte da Presidência Francesa da União Europeia, a Universidade de Orleães e a sua aliança europeia ATHENA (Advanced Technology Higher Education Network), consórcio liderado pelo Politécnico do Porto, estão a organizar uma mesa redonda com decisores e especialistas europeus com o objetivo de debater o futuro destas alianças interuniversitárias. O evento realiza-se no Centro Universitário Internacional de Investigação, Hôtel Dupanloup, em Orleães, no dia 28 de fevereiro.

A iniciativa Universidades Europeias, lançada pela Comissão Europeia no domínio do ensino superior e da investigação, procura fomentar a cooperação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) na União Europeia num paradigma de "campus" interuniversitários em torno dos quais os estudantes, colaboradores e os investigadores podem circular sem barreiras.

Com o objetivo de tornar as universidades europeias mais abertas internacionalmente, mais competitivas mas também mais inclusivas, esta iniciativa determina a construção de um Espaço Europeu da Educação através da constituição de consórcios ou federações entre IES de diferentes estados-membros. À semelhança dos laboratórios transnacionais, visam projetar e testar novos modelos de cooperação no espaço europeu do ensino superior, lançando as bases para as universidades do futuro.

As expectativas são elevadas: dentro de três anos prevê-se que as primeiras alianças promovam uma transformação institucional significativa, envolvendo no processo  estudantes, funcionários, stakeholders, assim como os ecossistemas locais e regionais. O objectivo da mesa redonda de 28 de fevereiro é considerar soluções eficazes para os desafios que as alianças universitárias europeias estão a enfrentar na prática.

Neste contexto, a Universidade de Orleães acolherá um painel de especialistas na área, tais como Vanessa Debiais-Sainton, Chefe da Unidade responsável pelas Políticas e Programa do Ensino Superior na Direcção-Geral da Educação, Juventude e Cultura da Comissão Europeia, Anne-Sophie Barthez, Diretora-Geral do Ensino Superior, Ministério Francês do Ensino Superior, Investigação e Inovação, Philippe Gréciano, Presidente da Universidade Franco-Alemã, Peter Haring Bolívar, Presidente do Grupo de Especialistas em Ecossistemas de Inovação dos EUA, Universidade de Siegen Alemanha / ATHENA Universidade Europeia, Zdravko Kačič, Reitor da Universidade de Maribor, Eslovénia / ATHENA Universidade Europeia e Teresa Restivo, Conselho de Administração da Agência Portuguesa para a Avaliação e Acreditação de Programas do Ensino Superior (A3ES).

Organizado no Centro Universitário Internacional de Investigação no Hôtel Dupanloup, em Orleães, no dia 28 de fevereiro de 2022, das 14h às 16h, este evento bilingue (francês-inglês) pode ser acompanhado online. Convidamos o público em geral a acompanhar esta mesa redonda online, inscrevendo-se antecipadamente aqui.

Para além do Politécnico do Porto e da Universidade de Orleães, o consórcio ATHENA tem como parceiros a Hellenic Mediterranean University‎ (Grécia), University of Siegen (Alemanha), University of Maribor (Eslovénia), University Niccolò Cusano (Itália), e a Vilnius Gediminas Technical University (Lituânia). A partilha de recursos, ferramentas e infraestruturas é uma das mais-valias que esta aliança poderá trazer às sete IES, que, em conjunto, albergam mais de 120 mil estudantes e dez mil funcionários.

Combined Shape

Navigation