Entrada > Notícias > Seminário: A Procura da Superfície - O corpo no século XXI, esgotamento ou reabilitação
Publicado em: 27 Maio 2016

Dia 7 de abril, na Escola Superior de Educação e no Museu Nacional Soares dos Reis.

O Seminário A Procura da Superfície - O corpo no século XXI, esgotamento ou reabilitação reúne investigadores em várias áreas disciplinares, pretendendo ser uma plataforma de aprofundamento às problemáticas suscitadas em torno ao conceito de corpo. Desde as últimas décadas do século conheceram-se abordagens e incidências que exprimiam uma proliferação inaudita, uma premência inesperada. Cabe analisar, refletir, entrado já longo o novo século, no que acarrete e signifique tais estudos, desalojando juízos de valor precipitados. Esta abundância sublinha, no mínimo, o indício de um reconhecimento: o de que o corpo, com salvas e não dominantes exceções, constituiu-se como um dos silêncios (senão um dos exorcismos) de séculos de pensamento e de doutrina.

Sob auspícios de obras referenciais de Jean Luc Nancy foi lançado o desafio aos palestrantes. A “procura da superfície”, a superfície do corpo, dos corpos, do corpus é criticamente retomada num tempo presente, em inícios de um século XXI, colocando-se em questão, designadamente, o modo como um certo frenesim estético-artístico-literário contribuiu para o seu esgotamento ou para a reabilitação.

Das 9h às 13h as sessões decorrem no Auditório da Escola Superior de Educação. Da parte da tarde o seminário decorre no Museu Nacional Soares dos Reis.
A Comissão Científica é composta por Carlos França, Hugo Monteiro e Maria de Fátima Lambert.