Entrada > Notícias > Saúde Mental nos Estudantes do Ensino Superior
Publicado em: 05 Junho 2023

Saúde Mental nos Estudantes do Ensino Superior

A conferência decorre, no dia 24 de maio, na Escola Superior de Saúde. As inscrições são gratuitas

O Laboratório de Reabilitação Psicossocial (LabRP) da Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto organiza, no próximo dia 24 de maio, quarta-feira, a conferência “A Saúde Mental nos Estudantes do Ensino Superior”. A sessão terá lugar, a partir das 9h30, no Auditório Magno da ESS.

A sessão de abertura estará a cargo de Cristina Prudêncio, Presidente da ESS, e de António Marques, Coordenador do LabRP e Vice-Presidente do P.PORTO; seguindo-se a conferência “Políticas Regionais e Nacionais de Saúde Mental Dirigidas aos Jovens” por Pedro Morgado, Coordenador Regional de Saúde Mental da ARS Norte.

Ainda de manhã, com moderação de António Roma Torres, antigo diretor do Serviço de Psiquiatria do CHU São João, o debate “Cuidar da Saúde Mental dos Jovens Estudantes de Ensino Superior” juntará Otília Queirós, Diretora do Serviço de Pedopsiquiatria do CHU Santo António; Miguel Bragança, Diretor do Serviço de Psiquiatria do CHU São João; Ana Isabel Ferreira, membro da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Margarida Campelo, Presidente da AE da ESS, em representação de todas as AE do P.PORTO; e Raquel Lima, Administradora dos Serviços de Acção Social do P.PORTO.

A fechar, Maria João Trigueiro, terapeuta ocupacional do LabRP, irá apresentar o programa de promoção de saúde mental e bem-estar dos estudantes do Ensino Superior.

O LabRP é um espaço de intervenção, investigação, educação e formação, dedicado à promoção da funcionalidade, da inserção social e da qualidade de vida das pessoas com incapacidades psiquiátricas e outras em situação de exclusão social. Resultante da união entre a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e a ESS, em cujas instalações está localizado, todas as atividades são orientadas concomitantemente pelos valores e princípios mais atuais da Reabilitação Psicossocial e pelo pressuposto de que as pessoas com incapacidades psiquiátricas e outras em situação de exclusão social devem ter acesso a um estilo de vida, com oportunidades, objetivos e aspirações idênticas a qualquer outro cidadão.