Entrada > Notícias > Repositório científico chega aos 3 milhões de downloads
Publicado em: 03 Maio 2019

Repositório científico chega aos 3 milhões de downloads

O RECIPP reúne, organiza, divulga e preserva a produção científica do P.PORTO, quando possível em texto integral e sempre em acesso livre

O Politécnico do Porto disponibiliza, desde 2013, um Repositório Científico, organizado em oito coleções, que agregam a produção intelectual das diferentes Unidades Orgânicas e Centros de Investigação. A plataforma preserva a produção científica e intelectual da instituição, ao mesmo tempo que a disponibiliza, na maior parte dos casos em acesso livre, contribuindo para a sua difusão.

São 11.122 documentos, que vão desde teses, artigos, livros, dissertações, relatórios e algumas patentes. O interesse suscitado pela produção intelectual do P.PORTO tem progredido, como se pode verificar no ano de 2018 pela média diária de 2.519 downloads por dia, número este que tem vindo a crescer significativamente nos primeiros meses de 2019.

“Ontem chegámos aos três milhões de downloads,” – declara Manuel Brandão, coordenador da plataforma, resultado este que se deve muito “ao bom nível de produção científica da comunidade P.PORTO e ao esforço dos bibliotecários de cada escola”

O Repositório tem interoperabilidade com o CienciaVitae e ORCID e, através destes com outras plataformas. A título de curiosidade os documentos com mais acesso são da área da contabilidade e gestão, engenharia e saúde e o documento mais acedido tem 52.719 downloads

A DSpace produzida na MIT - Massuchets Institute of Technology, é a base da plataforma, assegurando o seu desenvolvimento e uma contínua implementação de novas funcionalidades. Alojado nos servidores da FCT–FCCN, que garante o seu desenvolvimento, o RECIPP é acedido por utilizadores de todo mundo, predominando Portugal, Brasil. e Estados Unidos. Só em 2017, a Web of Science contabilizou 8.535 citações de artigos científicos do Politécnico do Porto.

RECIPP