Entrada > Notícias > Reencontros de gerações da ESMAE na Casa da Música
Publicado em: 15 Maio 2019

Reencontros de gerações da ESMAE na Casa da Música

A 2.ª edição do Ciclo de Concertos Reencontros 21 é uma parceria entre a ESMAE, a escola de Artes do Politécnico do Porto, e a Casa da Música

O percurso artístico dos antigos estudantes de piano da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) ganha evidência na iniciativa Reencontros 21, um ciclo de concertos que associa recitais de piano a concertos de música de câmara, constituindo um espaço mediador de novos diálogos artísticos. A segunda edição decorre na Sala 2 da Casa da Música, entre os os dias  31 de maio e 2 de junho, com uma grande diversidade de repertórios.

Associando-se recitais de piano a concertos de música de câmara, pretende-se com este projeto criar um espaço que, por um lado, evidencie a especificidade de cada percurso musical e, por outro, favoreça a troca de conhecimentos e de experiências artísticas. Num espírito de partilha, procura igualmente propiciar um contexto que fomente o encontro entre antigos estudantes de diferentes áreas instrumentais da ESMAE, permitindo programar momentos artísticos ricos e variados, respondendo a diferentes gostos e sensibilidades musicais.

Agora na sua segunda edição, Reencontros 21 conta com uma programação que vai do clássico ao jazz. Com 13 participantes de várias áreas instrumentais, o ciclo apresenta, ao lado de obras chave do repertório clássico e romântico, um conjunto de obras de referência do século XX, incluindo Bartok, Scriabin, Messiaen, Berio e autores portugueses. Esta edição, destaca Madalena Soveral, professora e coordenadora do evento, será também a ocasião de celebrar os aniversários de G. Crumb (1929) e de João Pedro Oliveira (1959), revisitando duas composições centrais dos seus percursos criativos, respetivamente: Celestial Mechanics (1979), para piano amplificado a quatro mãos, e Iris (2000), para quarteto e eletrónica.

programa