Entrada > Notícias > Recordar António Sérgio nas Conferências do Politécnico
Publicado em: 18 Novembro 2019

Recordar António Sérgio nas Conferências do Politécnico

As Conferências do Politécnico regressam com um novo espaço de acolhimento, o Teatro Helena Sá e Costa, e um novo formato

O novo ciclo das Conferências do Politécnico, Ciência, Educação, Cultura e Sociedade, iniciativa da Presidência do Politécnico do Porto, regressa dia 20 de novembro com um tributo a uma das figuras maiores do pensamento português contemporâneo: António Sérgio (1883-1969).

Recordar António Sérgio, realiza-se no âmbito do 50.º aniversário da morte deste autor. João Salazar Leite, cooperativista, e João Miguel Gonçalves, diretor da Delegação Regional da Educação do Norte - dois especialistas incontestáveis da obra de António Sérgio - aceitaram o desafio e promovem um debate sobre as diferentes características e manifestações intelectuais do autor. O “diálogo” terá como palco o Teatro Helena Sá e Costa, a partir das 21h30.

Ensaísta, pedagogo e político, com vasta obra publicada que se estende da teoria do conhecimento à filosofia política e de educação, António Sérgio afirmou-se na área da educação com obras e pensamento originais, tendo dirigido publicações periódicas e fundado o movimento Renascença Portuguesa, precursor da reforma do ensino a seguir à Proclamação da República.

Defendeu a doutrina democrática a nível de organização política, uma conceção da pedagogia que valorize a criança e o jovem como seres criativos e foi um dos principais ideólogos do cooperativismo em Portugal; politicamente fez parte, como Ministro da Educação do governo de Álvaro de Castro, em 1923. O fim da I República levou-o ao exílio em Paris, de 1926 a 1933. Durante o Estado Novo, ligou-se sempre aos movimentos oposicionistas, tendo estado, entre outras iniciativas, na génese da candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República, em 1958.

As Conferências do Politécnico, que agora regressam com um formato diferente, apresentam-se como um espaço de diálogo entre múltiplos saberes, de partilha de conhecimento e de cruzamento de experiências distintivas nos domínios da ciência, da educação e da cultura em sociedade. Os conferencistas convidados são individualidades reconhecidas, cuja intervenção no espaço público, no âmbito das temáticas, é unanimemente reconhecida.

Por favor confirme a sua presença para .

Combined Shape

Navigation