Entrada > Notícias > Promover o sucesso escolar em contexto COVID
Publicado em: 27 Julho 2021

Promover o sucesso escolar em contexto COVID

A segunda conferência CiiL - Centro de Investigação e Intervenção na Leitura decorreu no dia 22 de julho, no ISEP, escola de Engenharia do Politécnico do Porto

"Uma parceria muito virtuosa entre o Politécnico do Porto, a autarquia e o Ministério da Educação." - é assim que o Fernando Paulo, vereador da Educação da Câmara Municipal do Porto avalia o projeto CiiL - - Centro de Investigação e Intervenção na Leitura do P.PORTO, que no dia 22 de julho apresentou resultados e o impacto dos projetos de investigação orientados para a promoção da aprendizagem da leitura em contexto de pandemia.

Designado Desafios e Respostas na Promoção da Leitura face à Covid 19, o segundo congresso CiiL realizado em regime híbrido, (presencial e virtual) contou com a presença de Jorge Morais, Chefe do Gabinete da Secretaria de Estado da Educação, José Vitor Pedroso, Diretor Geral da Educação, Sofia Ramalho, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos, entre outros. A apresentação dos resultados CiiL coube a Ana Sucena, coordenadora científica do CiiL.

Para o vereador, "o  projeto tem permitido que as escolas sejam espaços de inclusão e de promoção de igualdade e sobretudo possa prevenir o insucesso escolar e o abandono. À autarquia compete parabenizar todos os intervenientes e garantir que, da nossa parte, tudo faremos para a sua continuidade, e, depois de consolidado o trabalho no pré-escolar e no primeiro ciclo, este se alargue ao segundo ciclo." - conclui.

Também Jorge Morais elogia o projeto, considerando vantajosa esta ligação entre investigação, a ciência, agrupamentos de escolas e o município. "Temos respostas concretas e a comunidade mobilizou-se, num contexto difícil, para responder individualmente cada aluno. É um projeto inspirador." - acrescenta -  "sobretudo ao ao nível da formação dos professores. É fundamental aproximar a comunidade para educar as crianças."

Luís Miguel Pinho, Pró-presidente para a investigação do Politécnico do Porto, apresenta este centro como um exemplo daquilo que o Ensino Superior pode aplicar na sociedade, utilizando os resultados da sua investigação e formação avançada com um impacto real e direto na comunidade. "Esta intervenção ficou ainda mais premente e relevante no contexto de pandemia. São crianças já com dificuldades na aprendizagem na leitura e o ensino online agravou o processo normal de educação. Foi muito importante a intervenção do Ciil, adaptando-se a este novo paradigma e persistindo no acompanhamento das escolas."