Entrada > Notícias > Projeto europeu propõe mudança de paradigma no ensino da matemática
Publicado em: 20 Novembro 2017

Projeto europeu propõe mudança de paradigma no ensino da matemática

Uma equipa de investigadores europeus liderada pelo ISEP está a trabalhar no DrIVE-MATH, cujo principal objetivo é o de mudar o atual paradigma de ensino da matemática nos cursos de Engenharia.

O projeto arrancou oficialmente a 1 de setembro deste ano e estende-se até 31 de agosto de 2020. Conta com uma bolsa do Programa ERASMUS+ Educação e Formação, num valor superior a 288 mil euros.

Com o DrIVE-MATH pretende-se o desenvolvimento de novas metodologias de ensino-aprendizagem da matemática, pelo que um dos principais motes assenta na alteração da tradicional abordagem teaching by telling. O objetivo principal é a criação de um quadro inovador e integrado de ensino/aprendizagem, baseado numa aprendizagem ativa (active-learning), em que se usam o hands-on, o problem-based learning, o eduScrum, o Jigsaw, entre outras, como ferramentas de aprendizagem. Neste contexto, propõe-se que os estudantes sejam uma parte ativa no seu próprio processo de aprendizagem e que sejam capazes de resolver problemas de Engenharia do mundo real.

"Nesta metodologia, os estudantes são uma parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo a criatividade, o pensamento analítico, o espírito crítico e de iniciativa, comunicação entre pares e comunidade", explica a docente do Departamento de Matemática (DMA) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e coordenadora do projeto, Carla Pinto.

O grupo de trabalho, que inclui ainda os docentes do ISEP, Susana Nicola e Jorge Mendonça, prevê, entre outros aspetos, a criação dos seguintes benefícios: apresentação de soluções alternativas para o ensino-aprendizagem em matemática; a adaptação dos materiais curriculares nos cursos de engenharia, bem como a criação de novos conteúdos didáticos para a tarefa de lecionar esta área de conhecimento. Para além disso, o "objetivo geral é mesmo criar um novo perfil de engenheiro, que seja capaz de responder às exigências e desafios de um mercado de trabalho em constante mutação", acrescenta Carla Pinto.